CULTURA
Uma nação em imagens
Professor Lusival Barcellos e fotógrafo Juan Soler Cózar lançam nesta quarta-feira (10) o livro 'Paraíba Potiguar'.
Publicado em 10/04/2013 às 6:00
Às vésperas das comemorações do Dia do Índio, celebrado nacionalmente na próxima semana, o professor Lusival Barcellos e o fotógrafo Juan Soler Cózar lançam o livro Paraíba Potiguara (Editora Universitária da UFPB, 192 páginas, R$ 80).
A obra, que retrata o cotidiano das aldeias indígenas situadas na região do Vale do Mamanguape, terá um calendário de lançamentos que começa hoje, às 10h, na Aldeia do São Francisco, em Baía da Traição (no Litoral Norte).
Haverá sessões de autógrafos também amanhã, às 18h, no auditório da Reitoria da UFPB, e na próxima quarta-feira, às 19h, no Solar Bela Vista, em Natal (RN).
Fruto de um projeto beneficiado com a Lei Rouanet em 2011, a edição bilíngue (em português e inglês) inclui registros de manifestações como a do Toré, que de acordo com o professor Lusival Barcellos é um ritual mantido mesmo pelas aldeias convertidas ao cristianismo.
"A maioria dos potiguaras é católica e evangélica mas, apesar de praticarem os ritos cristãos, eles mantêm o toré, que não é só uma dança, mas um ritual sagrado deixado pelos ancestrais e passado de geração a geração", explica Barcellos, cuja pesquisa de doutorado se centra nas práticas religiosas das populações indígenas.
As 152 imagens coloridas e em preto e branco foram selecionadas por Juan Soler Cózar de um acervo de mais de 3 mil fotografias obtidas ao longo de quatro anos de pesquisa e trabalho de campo em 32 aldeias potiguaras.
Cada cacique de uma delas receberá um exemplar do livro, que, apesar da aprovação da Lei Rouanet, foi inteiramente financiado pelos autores, com o apoio institucional da UFPB.
Comentários