VIDA URBANA
Obras na Ponte da Batalha têm início, mas população teme chuva
Obras começaram no último dia 19 de março e irão recuperar trechos que tiveram danos em decorrência das enchentes no Rio Paraíba.
Publicado em 05/04/2012 às 6:30
As obras para conclusão da Ponte da Batalha, situada na PB-004, entre os municípios de Santa Rita e Cruz do Espírito Santo, começaram no último dia 19 de março, com dez dias de atraso. A PSO Engenharia Ltda., empresa contratada pelo governo do Estado para executar o projeto, garante que a primeira etapa do empreendimento ficará pronta antes da data prevista para sua conclusão, no dia 9 de julho. A chegada das chuvas, entretanto, tem deixado a população apreensiva.
A primeira etapa do projeto, fruto da tomada de preço nº02/2012, do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-PB), prevê ações com investimentos de R$ 561.083,30 para conclusão da Ponte da Batalha no sentido Cruz do Espírito Santo e Santa Rita. A previsão do governo do Estado é que a obra seja entregue em 90, a contar do início, que deveria ter sido no dia 9 de março. “Por uma questão de logística, iniciamos apenas no dia 19 de março, mas acreditamos que terminaremos antes do previsto”, afirmou o engenheiro da PSOL, Francisco Moreira Silva.
A segunda fase, orçada em R$ 2.048.509,04, comenta o engenheiro, deverá ser entregue apenas em setembro deste ano. “Temos que fazer um escoramento metálico para evitar que a barreira sob a ponte ceda novamente e cause futuros transtornos. Temos uma equipe de 60 operários e não pretendemos parar nem por um dia, mesmo com as chuvas”, garantiu Moreira.
Segundo o engenheiro fiscal do DRE, José Araújo, as obras irão recuperar os trechos que tiveram danos em decorrência das enchentes no Rio Paraíba, em julho e agosto passados, impedindo o acesso às cidades. “Tivemos um imprevisto grande com o arrasto do escoramento da ponte no inverno passado, mas agora estamos fazendo uma obra mais segura”, disse.
Comentários