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VIDA URBANA

Procon de CG divulga as empresas mais reclamadas em 2010

Lista de empresas inclui instituições públicas e privadas, bancos, lojas, entre outros. Confira.

Publicado em 15/12/2010 às 17:05

Da Redação
Com Codecom


O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Procon Municipal de Campina Grande registrou, no primeiro semestre de 2010, o total de 2.080 atendimentos, sendo 1.300 reclamações registradas e 129 empresas penalizadas por não atenderem ao pleito dos consumidores. Dentre elas estão instituições públicas e privadas, bancos, lojas, entre outros.

Por mês, o órgão instaura mais de trezentos processos administrativos por descumprimento às leis do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC). As reclamações junto ao órgão têm aumentado consideravelmente a cada ano.

Segundo a Coordenadora do Procon, Glauce Jácome, o aumento de reclamações deve-se ao conhecimento dos consumidores sobre os seus direitos, e à ação rápida e efetiva do Procon nos problemas relacionados ao consumo de produtos e serviços.

No segundo semestre de 2010, após a implantação do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), o Procon registrou 2.020 atendimentos, dos quais 1.149 foram reclamações registradas. O ranking mostra que as áreas mais demandadas são: "assuntos financeiros" (bancos, cartões de crédito) com 542 registros (37,41%); "produtos", com 442 (30,50%); e "serviços essenciais", com 352 (24,29%). No gráfico geral do Cadastro de reclamações, as empresas mais demandadas foram o Banco Paraná (112), o Bompreço (77) e a Oi (55).

Quadro de reclamações por atividades:

Ramo / atividadeEmpresaRanking
FinanceirasBanco Paraná1º lugar (112)
Banco Bonsucesso2º lugar (53)
BMG3º lugar (16)
FabricantesNokia1º lugar (48)
Sansumg2º lugar (47)
Consul/LG3º lugar (31)
Operadoras de telefonia celularOi1º lugar (55)
Claro2º lugar (42)
Tim3º lugar (27)
ComércioArmazém Paraíba1º lugar (52)
Atacadão dos Eletros2º lugar (42)
Lojas Americanas / Lojas Insinuante3º lugar (26)
BancosBradesco1º lugar (37)
Itaú2º lugar (29)
Banco do Brasil3º lugar (27)
Cartão de CréditoHipercard1º lugar (50)
Ibicard2º lugar (20)
Visa3º lugar (15)

Fiscalização:

Em 2010, o Procon de Campina Grande realizou mais de mil diligências, que incluíram a visita dos fiscais em instituições, lojas, escolas, postos de combustíveis e outras empresas para apurar denúncias. Destas, foram identificadas 338 infrações: precificação (97); fila (77); produto vencido (48); empacotador (36); cartão/dinheiro (26); publicidade enganosa (5).

Em relação aos bancos, a reclamação mais frequente é da longa espera para atendimento junto aos caixas (Lei da Fila) (23%), reclamação esta que se estende à rede de supermercados Bompreço. Os mais reclamados são Banco do Brasil (44), Hiper Bombreço (18), Caixa econômica (8) e Bradesco/Real (4).

Para 2011, o órgão pretende realizar 15 mil atendimentos, além de campanhas educativas para estimular a busca pelo direito, conscientizando cada vez mais a população para denunciar os abusos e as infrações nas relações de consumo.

O atendimento do Procon funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, na rua Afonso Campos, 304, Centro. O consumidor também pode acionar o órgão através do disque denúncia 151, ou ainda do telefone 8825-5525 (demais dias e horários).

Imagem

Jornal da Paraíba

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