VIDA URBANA
Procon de CG divulga as empresas mais reclamadas em 2010
Lista de empresas inclui instituições públicas e privadas, bancos, lojas, entre outros. Confira.
Publicado em 15/12/2010 às 17:05
Da Redação
Com Codecom
O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Procon Municipal de Campina Grande registrou, no primeiro semestre de 2010, o total de 2.080 atendimentos, sendo 1.300 reclamações registradas e 129 empresas penalizadas por não atenderem ao pleito dos consumidores. Dentre elas estão instituições públicas e privadas, bancos, lojas, entre outros.
Por mês, o órgão instaura mais de trezentos processos administrativos por descumprimento às leis do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC). As reclamações junto ao órgão têm aumentado consideravelmente a cada ano.
Segundo a Coordenadora do Procon, Glauce Jácome, o aumento de reclamações deve-se ao conhecimento dos consumidores sobre os seus direitos, e à ação rápida e efetiva do Procon nos problemas relacionados ao consumo de produtos e serviços.
No segundo semestre de 2010, após a implantação do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), o Procon registrou 2.020 atendimentos, dos quais 1.149 foram reclamações registradas. O ranking mostra que as áreas mais demandadas são: "assuntos financeiros" (bancos, cartões de crédito) com 542 registros (37,41%); "produtos", com 442 (30,50%); e "serviços essenciais", com 352 (24,29%). No gráfico geral do Cadastro de reclamações, as empresas mais demandadas foram o Banco Paraná (112), o Bompreço (77) e a Oi (55).
Quadro de reclamações por atividades:
Ramo / atividade | Empresa | Ranking |
Financeiras | Banco Paraná | 1º lugar (112) |
Banco Bonsucesso | 2º lugar (53) | |
BMG | 3º lugar (16) | |
Fabricantes | Nokia | 1º lugar (48) |
Sansumg | 2º lugar (47) | |
Consul/LG | 3º lugar (31) | |
Operadoras de telefonia celular | Oi | 1º lugar (55) |
Claro | 2º lugar (42) | |
Tim | 3º lugar (27) | |
Comércio | Armazém Paraíba | 1º lugar (52) |
Atacadão dos Eletros | 2º lugar (42) | |
Lojas Americanas / Lojas Insinuante | 3º lugar (26) | |
Bancos | Bradesco | 1º lugar (37) |
Itaú | 2º lugar (29) | |
Banco do Brasil | 3º lugar (27) | |
Cartão de Crédito | Hipercard | 1º lugar (50) |
Ibicard | 2º lugar (20) | |
Visa | 3º lugar (15) |
Fiscalização:
Em 2010, o Procon de Campina Grande realizou mais de mil diligências, que incluíram a visita dos fiscais em instituições, lojas, escolas, postos de combustíveis e outras empresas para apurar denúncias. Destas, foram identificadas 338 infrações: precificação (97); fila (77); produto vencido (48); empacotador (36); cartão/dinheiro (26); publicidade enganosa (5).
Em relação aos bancos, a reclamação mais frequente é da longa espera para atendimento junto aos caixas (Lei da Fila) (23%), reclamação esta que se estende à rede de supermercados Bompreço. Os mais reclamados são Banco do Brasil (44), Hiper Bombreço (18), Caixa econômica (8) e Bradesco/Real (4).
Para 2011, o órgão pretende realizar 15 mil atendimentos, além de campanhas educativas para estimular a busca pelo direito, conscientizando cada vez mais a população para denunciar os abusos e as infrações nas relações de consumo.
O atendimento do Procon funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, na rua Afonso Campos, 304, Centro. O consumidor também pode acionar o órgão através do disque denúncia 151, ou ainda do telefone 8825-5525 (demais dias e horários).
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