COTIDIANO
Ceav mapeia crimes nas escolas de Campina Grande
Pesquisa mapeia avanço da violência escolar; os dados serão apresentados na manhã desta sexta (25) e irão ajudar na prevenção.
Publicado em 25/11/2011 às 6:30
O avanço da violência escolar em Campina Grande está sendo mapeado por uma pesquisa realizada pelo Centro de Atendimento às Vítimas de Crime do município (Ceav- CG). Os dados apontam que 87% dos professores das escolas públicas da cidade já foram vítimas de casos de violência ou presenciaram as agressões promovidas ou sofridas por alunos em ambiente escolar. O que mais impressiona é que 78% dos agressores são os próprios estudantes.
O levantamento foi realizado durante os meses de maio e junho deste ano, com a aplicação de questionários com 263 professores de 62 escolas municipais de ensino fundamental, o que representa metade da rede pública do município, que possui 124 escolas.
Os dados detalhados serão apresentados oficialmente na manhã de hoje durante o seminário ‘Violência no Espaço Escolar”, que acontece até as 17h no Casa Bela Recepções, no bairro do Catolé e mostram a visão do professores sobre o problema. Os números serão expostos a partir das 8h pelo psicólogo Sérgio Murilo, do Ceav durante a manhã de hoje.
Para Viviane do Egito, coordenadora do Ceav, a pesquisa vai nortear o trabalho de prevenção e ajudar a traçar novas políticas públicas de combate a violência. “Identificamos que na maioria das escolas quem faz e quem sofre os danos da violência são os próprios alunos e a partir daí, vamos intensificar as ações educativas de prevenção em 2012”, informou.
Comentários