icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Líder precisa inspirar a equipe

A figura do líder se torna importante para o crescimento tanto do profissional como também da própria empresa, que ganha com isso.

Publicado em 15/09/2013 às 11:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:37

Aos 48 anos, Edvaldo Félix Dias é considerado um exemplo de liderança na loja de calçados na qual trabalha, no Centro de João Pessoa. Há 14 anos na empresa, ele sempre teve determinação para alcançar as metas estabelecidas pela loja e as próprias expectativas como vendedor. É visto pelos colegas como um verdadeiro líder, que não se deixa abater, nem mesmo nos dias de pouco movimento no comércio da capital.

O bom relacionamento com os colegas e com os clientes é outra característica marcante de Edvaldo, que se reconhece como líder. “O espírito de liderança está na essência de cada um. É preciso saber se comunicar com os outros, ter respeito, buscar resultados e superar as expectativas”, declarou. “Eu me considero um líder nato, por isso consigo respeito dos colegas e atinjo minhas metas”, afirmou.

Bem mais jovem, aos 20 anos, Gledson Gomes Ventura também é apontado pelo gerente da loja de calçados como líder. Ele é determinado, não para um só minuto e consegue cativar os clientes pelo bom atendimento. Apesar da pouca idade, sabe que é preciso ter foco e conquistar o respeito dos colegas para conseguir um cargo hierárquico maior em sua carreira de vendedor. “Eu me considero um líder porque sempre estou na luta para atingir as metas, tenho atitude e disciplina”, frisou.

Edvaldo e Gledson são dois exemplos de liderança em empresas. A figura do líder se torna importante para o crescimento tanto do profissional como também da própria empresa, que ganha com isso. A diretora da SEC Talentos Humanos, Stefi Maerker, explicou que liderança é “saber fazer os outros darem o máximo de si, alcançarem resultados extraordinários, irem além”. Segundo ela, ser líder é servir de exemplo, ter uma missão e uma visão e saber incluir seus parceiros nisso. “É exceder as expectativas do cliente”, declarou Stefi.

Na avaliação da diretora, o chefe é aquela pessoa que manda, enquanto o líder é aquele que inspira. Por isso, segundo ela, “nem todo chefe é um líder”. Isso só acontece se ele souber inspirar os outros. “Um chefe pode ser também um líder, mas não necessariamente o líder é o chefe”, afirmou. De acordo com Stefi, não existem líderes natos. “Acho que os líderes são formados, acreditam em si, acham uma causa e precisam ter seguidores. Sem essas condições, a liderança não pode existir”, frisou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp