VIDA URBANA
Obras estão paradas na casa de João Pessoa
Revitalização da antiga casa de João Pessoa está parada há três anos; empresa que venceu licitação da reforma ainda mantém vigias no local.
Publicado em 05/04/2013 às 6:00
A casa que no passado abrigou João Pessoa está em situação de total abandono. A obra de revitalização está parada há mais de três anos e para que o local não vire alvo de vândalos, três funcionários da empresa que venceu a licitação para reformar a casa estão morando em um pequeno cômodo nos fundos da residência. Eles informaram que vidrilhos e alguns objetos que estavam no interior do imóvel foram retirados no início da reforma. No entanto, telhas, janelas, portões e outras estruturas que fazem parte da construção original da casa ficam expostas ao sol e chuva e vão se desgastando aos poucos.
Um projeto, elaborado em 2009, na gestão do ex-governador José Maranhão, previa a restauração e transformação do imóvel no Museu do Império e da Cidade. No entanto, a ideia ainda não saiu do papel e o imóvel está esquecido. Para a população, o imóvel representa um prejuízo cultural para a cidade. “Além de ter a riqueza da própria história da cidade, o prédio tem prestígio porque foi a morada de João Pessoa. É lamentável o local estar esquecido desse jeito”, disse o estudante de Design de Interiores Felipe da Silva.
Ao lado da antiga residência de João Pessoa está a Casa do Artesão. Inaugurado em 2006, o local é usado atualmente para exposição de produtos feitos por artistas paraibanos e ficou desativada por quase seis meses. Mas, as obras de reforma no prédio já foram iniciadas e estão orçadas em R$117.121,06, com previsão de término para o final de abril, conforme informações da placa da obra, de responsabilidade da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), afixada no local. (Colaboraram Nathielle Ferreira/Katiana Ramos)
Comentários