icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Eitel rebate críticas de Maranhão sobre "caos" na segurança pública

Ex-secretário se defende de críticas à infraestrutura da secretaria, do IPC, Acadepol e Ciop. Após visita, governador disse que situação era "caótica e sucateata".

Publicado em 14/03/2009 às 10:58

Karoline Zilah

Eitel Santiago, ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social, enviou comunicado à imprensa onde rebateu as críticos do governador José Maranhão (PMDB) sobre a infraestrutura dos prédios da secretaria, do Instituto de Polícia Científica (IPC) e da Academia de Polícia (Acadepol).

Na última quarta-feira (11), a Secretaria de Comunicação do Estado informou que o governador classificou a situação da segurança pública como “caótica e sucateada”, referindo-se aos carros apreendidos pela polícia que ainda estão parados nos pátios do Governo e serão levados a leilão, aos prédios que estariam deteriorados, e ainda à insuficiência no número de policiais atendendo às chamadas feitas pela população no Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop, pelo número 190).

No extenso comunicado, Eitel defende o período em que esteve à frente da secretaria ao lado do ex-governador Cássio Cunha Lima, acusando Maranhão de “enganar a opinião pública” com o suposto intuito de “desmerecer os esforços feitos por seu adversário para vencer as dificuldades do mencionado setor”.

Segundo Eitel Santiago, Maranhão teria tido acesso a “muito dinheiro” enquanto governou a Paraíba de 1995 a 2002, mas teria realizo pouco em benefício da segurança pública. “Agora, quer porque quer justificar a falta de um trabalho sério em favor da segurança na sua gestão anterior, assim como a ausência de ações efetivas na área, durante os primeiros dias desta nova e, talvez, malograda administração”, escreveu o ex-secretário.

Com relação aos veículos abandonados no pátio da Secretaria de Seguranda Pública e Defesa Social, Eitel diz que o fato é antigo e que eles estariam depositados ali desde a época em que José Maranhão e Roberto Paulino chefiavam o Executivo. Já no que diz respeito ao Ciop, ele comenta que quando assumiu a secretaria, encontrou apenas seis pontos de atendimento e adicionou mais 10 linhas diretas com a população.

Em meio a muitas defesas e acusações, o ex-secretário ainda expõe o seu ponto de vista sobre as condições de infraestrutura dos prédios do IPC e da Acadepol, ressaltando as reformas feitas no governo anterior foram omitidas pelo agora governador e que caberá à nova administração prosseguir com as ações que teriam sido planejadas por Eitel Santiago.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp