icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Cai procura por aluguel de imóvel

Oferta de crédito para compra da casa própria impacta mercado da locação e preços de aluguéis ficam estáveis.  

Publicado em 29/08/2014 às 9:26 | Atualizado em 11/03/2024 às 12:11

A grande oferta de crédito no mercado imobiliário para compra de apartamentos e casas está impactando o mercado de locação na Paraíba. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), Jarbas Araújo Pessoa, a queda na procura por imóveis para alugar chegou a 20% nos últimos 10 anos. Mesmo assim, os valores dos aluguéis residenciais não têm caído, mas mantido o mesmo ritmo de reajuste. Quem completa aniversário do contrato de locação em setembro, por exemplo, terá a mensalidade reajustada em 4,89% segundo o Índice Geral de Preços (IGPM), da Fundação Getúlio Vargas. O índice é um dos principais indicadores para reajustes contratuais deste mercado.

Jarbas Pessoa argumentou que o déficit habitacional ainda é grande, no entanto, a procura cresce mais na área de compra do que aluguéis. Para se ter ideia, o presidente do Creci-PB lembrou que o faturamento anual das vendas de imóveis passou de R$195 milhões em 2005 para R$ 2,9 bilhões no ano passado. “E a oferta do mercado para venda aumentou neste período quase 20 vezes”, destacou.

Além da oferta de crédito e novas unidades habitacionais, Jarbas Pessoa ainda enfocou que a disponibilidade de imóveis para vender contempla pessoas de todas as camadas sociais. Vai desde as construções no formato de loteamento, voltados para o público do programa 'Minha Casa, Minha Vida', até condomínios de luxo para a classe A.

“A queda no mercado de locação de 20% vem sendo percebida desde 2005. E entre os motivos está também a mudança na Lei do Inquilinato, que garantiu alguns direitos aos proprietários”, disse.

De acordo com ele, entre as mudanças na legislação, está a garantia do locador poder despejar o inquilino em 30 dias ou 40 dias em caso de inadimplência da mensalidade. “Se estiver devendo um mês, o inquilino já pode ser despejado em até 40 dias. Antigamente isso poderia demorar anos”, explicou Jarbas Pessoa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp