CULTURA
Beatles ganham releituras soul
Ligação de Roberta Flack com a música dos Beatles vai além do lado meramente artístico.
Publicado em 30/09/2012 às 8:00
Há 40 anos, Roberta Flack tornou-se mundialmente conhecida graças ao sucesso da música "The First Time Ever I Saw Your Face", delicada balada incluída na trilha do filme Perversa Paixão (Play Misty For Me), primeiro filme dirigido por Clint Eastwood.
Durante a década de 70, a cantora, compositora e pianista americana se firmou como uma das mais bem-sucedidas intérpretes da soul music. Agora, ela lança Let It Be-Roberta Flack Sings The Beatles, no qual relê com acento soul grandes clássicos dos Fab Four.
"Sempre fui fã de belas melodias, e o repertório dos Beatles inclui pelo menos umas cem músicas que eu adoro", comenta a cantora. "Amo a forma como eles falavam sobre o amor em suas várias formas, e de como eles escreveram sobre emoções tão profundas quando ainda eram tão jovens."
O álbum reúne músicas como "In My Life", "Let it Be", "Come Together", "The Long And Winding Road", "We Can Work it Out" e "If I Fell", além de "Isn't it a Pitty", da carreira solo de George Harrison.
A ligação de Roberta com a música dos Beatles vai além do lado meramente artístico. Ela foi, durante muitos anos, vizinha de John Lennon e Yoko Ono em Nova York, e contou com o aval desta última para a realização de seu novo álbum, que inclui depoimento de Yoko e duas fotos, uma das duas feita para o CD e outra incluindo as amigas e Lennon, tirada nos anos 1970.
"Éramos amigos, do tipo que bate na porta e pede açúcar ao outro. Tive a oportunidade de vê-los gravando em estúdio, e participei em 1984 de um tributo a Yoko gravando uma música assinada por ela que eu amo, 'Goodbye Sadness'", lembra.
Roberta Flack fez shows no Brasil em 1988, quando inaugurou o hoje extinto Olympia, em São Paulo, e guarda boas recordações dos shows.
"Amei os shows, o público reagiu de forma incrível, especialmente quando cantei as músicas 'The Closer I Get To You' e 'Where's The Love' com o cantor Luther Vandross, que na época veio comigo em minha banda."
Comentários