ECONOMIA
Sebrae capacita pequeno produtor
Objetivo é aproximar cada vez mais os Micro e Pequenos Empresários e os Microempreendedores Individuais do poder público.
Publicado em 29/08/2014 às 8:19
O Sebrae está capacitando empresários, gestores e agricultores familiares, incentivando a participarem de licitações e pregões públicos. O objetivo é aproximar cada vez mais os Micro e Pequenos Empresários e os Microempreendedores Individuais do poder público. As informações sobre a Lei Geral das MPEs e a importância dos pequenos negócios nas vendas para prefeituras e governo estão sendo repassadas através do 1º Seminário Regional de Compras Governamentais.
O primeiro encontro ocorreu esta semana no município de Bananeiras, que contou com a presença de 200 participantes. O tema compras governamentais será discutido em mais seis cidades até final do ano. Já está confirmada a realização dos seminários em Monteiro (Cariri), Araruna (Curimataú), Sousa (Sertão) e João Pessoa (Zona da Mata).
Durante o seminário em Bananeiras, o consultor do Sebrae Paraíba, Francisco Nunes de Almeida, comentou sobre os reflexos positivos da ampliação do volume de compras na Paraíba. “O que mais queremos é aumentar a participação das MPE e MEI nessas compras realizadas pelos governos.
Atualmente, mais de R$ 400 bilhões por ano são gastos nessas compras e apenas 20% do total, ou R$ 80 bilhões/ano, vai para as MPEs. O Sebrae e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão pretendem, com as capacitações aumentar para 30% essa participação”, detalhou Francisco.
O gerente do Sebrae em Guarabira, José Marcílio de Souza, falou da importância de reunir empresários e produtores para incentivar a circulação de recursos nos municípios. “Quando as compras governamentais são abastecidas no município pelos empresários locais, o dinheiro do negócio fica na cidade. Por isso é importante um seminário que informe aos vendedores como atuar com os compradores ou poderes públicos”, falou.
O prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, foi citado como exemplo de gestor que desburocratiza os processos, por ter ganhado duas categorias do Prêmio Prefeito Empreendedor na etapa estadual. Douglas informou que o município destinará 30% dos processos licitatórios para as MPE e MEI.
Comentários