icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Começa o Festival Mundo

Ponto alto é na próxima semana, mas a 9º edição do festival começa neste sábado (26) com a exposição coletiva de artes visuais.

Publicado em 26/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:25

O ponto alto é só na próxima semana, mas a programação do 9º Festival Mundo já começa hoje, em João Pessoa, com a tradicional exposição coletiva de artes visuais na Usina Cultural Energisa e shows no Centro Cultural Espaço Mundo.

A mostra de artes, que fica em cartaz até o dia 3 de novembro no museu da Usina Cultural Energisa, será aberta hoje, às 20h, com vernissage das obras de artistas como Antônio Filho, Wanessa Dedoverde, Marcos Perfect, Mariana Sales, Wagner Pina, Ri Maia, Day Trindade e João Cassiano e Coletivo Graffiti da Paraíba.

Quem for ao Centro Cultural Espaço Mundo logo depois, às 22h, para assistir aos show das bandas Foxy Trio, Madian e Escarcéu, também poderá conferir a individual do fotógrafo Ricardo Peixoto e uma instalação dos cearenses do grupo 'Descoletivo'.

Pomar de Corpos, trabalho que uniu os jovens fotógrafos Régis Amora e Marília Oliveira, é a primeira colaboração da dupla que fundou o 'Descoletivo' em Fortaleza (CE), em maio deste ano.

'DESCOLETIVANDO'

"A gente pensou neste nome, 'Descoletivo', porque é um coletivo de apenas duas pessoas", esclarece Régis Amora, por telefone. "Nós resolvemos ir um pouco na contramão do que acontece hoje em dia, quando os coletivos costumam reunir vários artistas que nem sempre possuem interesses comuns."

Segundo Amora, a obra surgiu de uma "obsessão" dos dois pela imagem dos corpos e suas relações com espaços externos como as cidades: "A instalação lida com o conceito de fotografia expandida e com o viés sensorial, já que o público é convidado a manusear alguns monóculos que estão pendurados com fotos de corpos nus", descreve.

Outra questão investigada por Pomar de Corpos é a diferença de gêneros. "Uma das pessoas com quem fizemos o ensaio foi o ator transformista Davi Alenquer, que aparece em alguns monóculos. O transformista tem os dois gêneros em um corpo só", diz Régis Amora.

Sobre a cena das artes plásticas cearenses, o fundador do 'Descoletivo' afirma que a capital Fortaleza vive um momento de organização que ganhou impulso com o aparecimento da revista Olho de Peixe, no ano passado. A publicação, que circula nacionalmente, está em seu segundo número e é patrocinada pelo Governo do Ceará.

De acordo com a assessoria do Festival Mundo, a curadoria da exposição buscou conciliar expressões de artistas novatos e veteranos, mesclando técnicas e materiais.

SHOW ABALAM O VARADOURO

A 9ª edição do Festival Mundo dá a largada com três atrações no Centro Cultural Espaço Mundo, no Varadouro: apresentam-se no palco do espaço, a partir das 22h, os pernambucanos Foxy Trio, os paraibanos da Madian e os maranhenses do Escarcéu.

É a turnê de despedida do Foxy Trio, que traz de Olinda (PE) o repertório do seu primeiro disco She's Deaf, But She Loves Dancing (Popfuzz), lançado no ano passado.

"A banda resolveu dar uma pausa, mas, antes, vamos visitar lugares que foram importantes na nossa trajetória, como João Pessoa", explica Thiago Gadelha (voz e guitarra).

Completam o trio Senna Farias (baixo) e Daniel Moraes (bateria). É a sexta vez que o grupo vem à Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp