VIDA URBANA
Detentas de Pombal são transferidas
Após identificar irregularidades juíza, Isa Mônica Vanessa de Freitas, cumpre determinação do MPPB. Presas estvam no mesmo espaço com os homens.
Publicado em 29/09/2011 às 6:30
A juíza da comarca de Pombal, Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva, determinou a transferência de todas as detentas da cadeia pública do município. A decisão atende a uma solicitação do Ministério Público da Paraíba (MP), que ajuizou uma ação civil pública em março deste ano após identificar irregularidades na unidade. Além dos problemas de infraestrutura, o MP identificou que as mulheres dividiam o mesmo espaço com os homens na prisão.
De acordo com a liminar, o Estado tem um prazo de 15 dias para transferir as detentas e 30 dias para fazer o mesmo com os homens já condenados. Além de presos que excedam o limite de vagas na cadeia pública que é de 35 detentos. Atualmente a cadeia tem mais de 100 apenados. MP ressalta que a superlotação também atinge outras cadeias do interior do Estado.
Segundo o promotor Leonardo Fernandes Furtado, há dois anos o Ministério Público informou a direção da cadeia e o Governo do Estado sobre o problema, mas não obteve resposta.
O JORNAL DA PARAÍBA procurou o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Harrison Targino, mas ele não comentou o assunto por afirmar estar participando de uma reunião de trabalho durante todo o dia.
Comentários