VIDA URBANA
PB fica sem serviços de oficiais de Justiça e Correios nesta terça
População de todo o Estado fica sem serviços das duas categorias. Oficiais entram e greve e Correios fazem paralisação de advertência. Saiba o que funciona nos dois casos.
Publicado em 26/05/2010 às 7:41
Karoline Zilah
Nesta quarta-feira (26), a população de toda a Paraíba não vai poder contar com os serviços de duas categorias: os oficiais de Justiça entram em greve por tempo indeterminado e os servidores dos Correios e Telégrafos fazem uma paralisação de advertência por 24 horas.
Além destes servidores, os policiais civis, os defensores públicos, servidores da Justiça Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e da Superintendência Regional do Trabalho da Paraíba (antiga DRT-PB) também estão de braços cruzados.
No caso dos oficiais, 30% dos profissionais serão mantidos diariamente em seus trabalhos para a manutenção dos serviços essenciais: liminares em geral, busca e apreensão de menores de idade, separação de corpos, alvarás de soltura e mandados de prisão, entre outras atividades. Já a paralisação dos trabalhadores dos Correios atinge todos os serviços oferecidos pela instituição.
Oficiais de Justiça
De acordo com o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba (Sojep), a categoria alerta que só voltará aos trabalhos quando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, adote as exigências da categorias. Entre elas, estão o envio à Assembleia Legislativa de projeto de lei que exige nível superior para a categoria e realização de concurso público com edital a ser publicado até o final de junho deste ano.
Correios
A contratação de mais funcionários por meio de concurso também é uma exigência dos servidores dos Correios. Atualmente, a instituição está em processo licitatório para a contratação de uma empresa responsável pela execução da seleção pública. Contudo, as inscrições para o concurso já foram efetuadas, e milhares de pessoas cadastradas para participar aguardam a realização das provas.
Os funcionários também pede a contratação de carteiros e atendentes para a reposição de vagas abertas na Paraíba e maior participação nos lucros e resultados da empresa.
Os trabalhadores em greve se concentram a partir das 7h desta quarta-feira em frente ao Complexo Operacional e Administrativo dos Correios, situado na BR-230, no bairro Água Fria, João Pessoa. Em seguida, os manifestantes saem em passeata pelo Centro da cidade. A concentração é no Ponto de Cem Reis, às 9h30. Em Campina Grande essa mesma atividade acontece na Praça da Bandeira, a partir das 7h. Em Patos, Sousa e Cajazeiras, as manifestações acontecem em frente às agências dos Correios.
Comentários