icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Taxa fecha 50 lojas de carros

Em retaliação a uma medida judicial, bancos suspenderam financiamento de veículos usados e revendedoras estão fechando.

Publicado em 27/06/2012 às 6:00


Determinação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) desencadeou no fechamento de 50 lojas revendedoras de carros usados em João Pessoa e já afeta a cidade de Campina Grande.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Revendedores de Veículos Usados do Estado da Paraíba (Sinvep-PB), Waldeck Coelho, depois que o tribunal entendeu que cobrança das Taxas de Abertura de Crédito (TAC) e das Taxas de Emissão de Carnê (TEC) eram indevidas, as agências bancárias que realizaram os financiamentos foram obrigadas a pagar o valor em dobro aos compradores de veículos usados. “Em retaliação à medida, os bancos Bradesco, Santander, Itaú e o Banco Votorantim deixaram de financiar essas revendedoras”, afirmou.

Ao todo, foram contabilizadas 26 mil ações contra os bancos e, de acordo com as agências, o prejuízo inviabilizou os financiamentos. Sem eles, que segundo Waldeck representam 80% das compras de veículos nas lojas, as empresas passaram a ter dificuldades e foram obrigadas a fechar as portas.

“Funcionários estão sendo demitidos em virtude dos fechamentos. Antes das primeiras falências, tínhamos 150 lojas na capital e mais do que isso em Campina Grande. Agora, todas estão em alerta por causa desta situação. O impacto é geral”, comentou Waldeck.

Durante sessão ordinária ontem na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Mangueira (PMDB) afirmou que mais de mil famílias serão atingidas.

O vereador solicitou a retomada urgente dos serviços de financiamentos para a compra de veículos seminovos nas agências bancárias.

“Esperamos resolver essa situação o mais rápido possível. Eu acredito que os bancos têm que ter uma postura de responsabilidade social com o cidadão”, disse.

O presidente do Sinvep explicou que o sindicato enviou um ofício aos representantes do Governo do Estado há 90 dias e, até agora, não obteve respostas.

“Esperamos uma assembleia extraordinária para discutir o assunto”, afirmou. Mangueira não descarta a hipótese de acionar a Justiça contra as agências e contra a Febraban para que os serviços voltem a ser realizados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp