VIDA URBANA
Chapas descumprem o estatuto e eleição do Sebrae é adiada
Chapas encabeçadas por Júlio Rafael e Anselmo Castilho deixaram de inscrever Conselho Fiscal. Presidente do conselho deliberativo reconhece falha e anuncia eleição para o dia 15.
Publicado em 03/12/2010 às 11:16
Da Redação
As eleições para presidência do Sebrae na Paraíba foram adiadas para o próximo dia 15 dezembro. A decisão foi do Conselho Deliberativo da institiução e levou em consideração o fato de nenhuma das chapas ter inscrito o conselho fiscal, previsto no estatuto. O presidente do conselho, Mário Borba, reconheceu a falha durante do processo eleitoral.
O quadro da disputa só foi definido na última quarta-feira (29), quando o atual presidente e candidato a reeleição, Júlio Rafael, consegiu fazer a inscrição. Ele teria sido barrado por uma norma do estatuto que estabelecia horário final para registro da candidatura. Segundo Júlio, a cláusula teria sido forjada.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) administra um recurso de R$ 48 milhões por ano, principal motivo do acirramento da disputa pela chefia da instituição.
Na Paraíba, as eleições tomam nível de disputa político-partidária, com dois petistas disputando o cargo, o economista Júlio Rafael e o advogado Anselmo Castilho. O “eleitorado” do Sebrae é composto por apenas 13 conselheiros, num colégio integrado por representantes dos três bancos oficiais (BNB, Brasil e Caixa Econômica), dois do Governo do Estado, UFPB, Sudene, Sebrae Nacional, Fiep, Fecomércio, Fetag, Federação da Pequena e Micro Empresa e Federação das Associações Comerciais.
Comentários