VIDA URBANA
Dengue pode ter feito mais uma vítima na PB
Paciente era da cidade de Areia e morreu na UPA de Campina Grande; laudos são esperados para confirmação da doença.
Publicado em 27/04/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:59
Exames preliminares acusam a quinta morte por dengue este ano na Paraíba. O paciente Marcos dos Santos, de 35 anos, morreu na última quinta-feira, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campina Grande e a causa teria sido dengue. Ele era morador do município de Areia, no Brejo paraibano e, segundo a diretora do Hospital Municipal da cidade, Estela Rodrigues, um outro laudo, com resultados de exames encaminhados a laboratórios de Belo Horizonte (MG), ainda está sendo aguardado. Os óbitos confirmados esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde foram em João Pessoa, Arara, Salgado de São Félix e Alhandra.
A diretora explicou que os exames que foram realizados por laboratórios de João Pessoa confirmaram a doença, mas que outros testes mais complexos e que não são realizados no Estado foram encaminhados para análise na capital mineira. Ela contou que o paciente esteve internado na última quarta-feira, no Hospital Municipal de Areia, apresentando sintomas como febre alta, dores do corpo, falta de apetite e fraqueza.
“Ele ficou em observação e foi liberado. No outro dia, retornou reclamando de mais dores e foi encaminhado para Campina Grande”, disse. O paciente foi atendido na UPA e inicialmente houve uma suspeita de que ele estivesse com meningite, uma inflamação das membranas que pode ser adquirida através de vírus ou bactérias e que pode levar à morte do doente. Contudo, a coordenadora de Enfermagem da Unidade, Talita Falcão, explicou que o caso não chegou a ser confirmado.
Mesmo sem confirmação, pacientes e acompanhantes utilizaram máscaras para evitar a transmissão de vírus dentro da UPA, na última quinta-feira. “O paciente chegou aqui por volta das 11h45, recebeu o atendimento, mas não resistiu e faleceu às 14h30. Ele possuía alguns sintomas de meningite, mas o caso não foi confirmado”, afirmou a coordenadora. A suspeita da doença foi descartada com os resultados dos laboratórios de João Pessoa, que acusaram dengue hemorrágica.
Conforme o secretário Municipal de Saúde de Areia, Marcos Aurélio, somente com o resultado dos exames analisados em Belo Horizonte a confirmação estará exata. “Seria a primeira morte pela doença este ano aqui na cidade”, frisou.
Comentários