icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Dengue pode ter feito mais uma vítima na PB

Paciente era da cidade de Areia e morreu na UPA de Campina Grande; laudos são esperados para confirmação da doença.

Publicado em 27/04/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:59


Exames preliminares acusam a quinta morte por dengue este ano na Paraíba. O paciente Marcos dos Santos, de 35 anos, morreu na última quinta-feira, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campina Grande e a causa teria sido dengue. Ele era morador do município de Areia, no Brejo paraibano e, segundo a diretora do Hospital Municipal da cidade, Estela Rodrigues, um outro laudo, com resultados de exames encaminhados a laboratórios de Belo Horizonte (MG), ainda está sendo aguardado. Os óbitos confirmados esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde foram em João Pessoa, Arara, Salgado de São Félix e Alhandra.

A diretora explicou que os exames que foram realizados por laboratórios de João Pessoa confirmaram a doença, mas que outros testes mais complexos e que não são realizados no Estado foram encaminhados para análise na capital mineira. Ela contou que o paciente esteve internado na última quarta-feira, no Hospital Municipal de Areia, apresentando sintomas como febre alta, dores do corpo, falta de apetite e fraqueza.

“Ele ficou em observação e foi liberado. No outro dia, retornou reclamando de mais dores e foi encaminhado para Campina Grande”, disse. O paciente foi atendido na UPA e inicialmente houve uma suspeita de que ele estivesse com meningite, uma inflamação das membranas que pode ser adquirida através de vírus ou bactérias e que pode levar à morte do doente. Contudo, a coordenadora de Enfermagem da Unidade, Talita Falcão, explicou que o caso não chegou a ser confirmado.

Mesmo sem confirmação, pacientes e acompanhantes utilizaram máscaras para evitar a transmissão de vírus dentro da UPA, na última quinta-feira. “O paciente chegou aqui por volta das 11h45, recebeu o atendimento, mas não resistiu e faleceu às 14h30. Ele possuía alguns sintomas de meningite, mas o caso não foi confirmado”, afirmou a coordenadora. A suspeita da doença foi descartada com os resultados dos laboratórios de João Pessoa, que acusaram dengue hemorrágica.

Conforme o secretário Municipal de Saúde de Areia, Marcos Aurélio, somente com o resultado dos exames analisados em Belo Horizonte a confirmação estará exata. “Seria a primeira morte pela doença este ano aqui na cidade”, frisou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp