POLÍTICA
Comissão da Assembleia descarta análise de empréstimo esta semana
Presidente da Comissão de Orçamento diz que não há tempo hábil para emitir ainda nesta semana parecer sobre o pedido do governador do empréstimo ao BNDES.
Publicado em 16/06/2009 às 15:14
Phelipe Caldas
O presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Dunga Júnior (PTB), descartou na tarde desta terça-feira (16) qualquer possibilidade de sua comissão emitir ainda esta semana qualquer parecer sobre o pedido do governador José Maranhão (PMDB) de contrair empréstimo de R$ 191 milhões junto ao BNDES.
Dunga Júnior declarou que até hoje não tinha chegado nenhum pedido por escrito para que a Comissão de Orçamento analisasse a questão, de forma que não havia tempo hábil para que o assunto fosse apreciado pela comissão e chegasse ao plenário da Casa antes do fim da semana.
Negando-se ainda a emitir um parecer oral sobre o pedido de empréstimo, ele disse taxativamente que o assunto terá que esperar até que o pedido chegue por escrito à Comissão e que seus membros tenham tempo de analisar e discutir o caso.
As declarações do parlamentar petebista ganham peso porque esta é a última semana de atividade parlamentar antes do recesso, que se inicia oficialmente no dia 20 de junho e só acaba em 15 dias.
Como a autorização do empréstimo não deve acontecer antes do fim desta semana, portanto, o Governo terá que esperar pelo menos até o meio do mês de julho para ver se o empréstimo será aprovado ou não.
A medida provoca polêmica no meio político paraibano porque acontece um dia depois do governador peemedebista especular que a não concessão do empréstimo pode provocar atrasos salariais.
Sobre o assunto, Dunga Júnior é mais uma vez taxativo ao dizer que Maranhão não poderia usar o dinheiro do empréstimo para o pagamento de salários. “O dinheiro da folha já está previsto e não pode ser relocado para obras ou outro tipo de gastos”, concluiu.
Comentários