COTIDIANO
Atentado suicida durante funeral deixa 20 mortos
Cerca de 50 pessoas ficaram feridas no ataque, algumas delas com gravidade.
Publicado em 05/09/2012 às 8:00
Pelo menos 20 pessoas morreram em um atentado suicida ontem durante um funeral na região leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão, informou o Ministério do Interior.
Cerca de 50 pessoas ficaram feridas no ataque, algumas delas com gravidade, informou a assessoria do ministério. O balanço anterior era de oito mortos e 30 feridos. Novas atualizações estimam que o saldo de vítimas possa chegar até a 25 mortos.
O alvo do ataque era o governador do distrito de Dur Baba, na província de Nangarhar, informou Sediq Sediqi, porta-voz do ministério.
Apesar da presença de 130 mil soldados da coalizão da Aliança Atlântica para apoiar os 352 mil militares e policiais afegãos, o governo de Cabul e seus aliados da Força Internacional da Otan no Afeganistão (Isaf) não conseguiram derrotar a insurreição dos talebans, expulsos do poder no fim de 2001.
Líderes tribais e fontes de segurança locais culparam o Taleban, descrevendo o ataque como um ato de vingança. O Taleban, porém, não assumiu a responsabilidade pelo ataque. "Ele (homem-bomba) foi reconhecido pelo irmão do governador do distrito de Dur Baba. Mas assim que ele tentou prendê-lo, o homem detonou as bombas que trazia sob casaco", disse uma testemunha.
Comentários