icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Natação master define campeões amanhã no Cabo Branco

Participantes foram divididos em categorias que vão desde o pré-master, dos 20 aos 24 anos, até a que envolve competidores com idade acima de 95 anos.

Publicado em 01/11/2009 às 9:58

Da Redação

Termina amanhã, no parque aquático do Esporte Clube Cabo Branco, a 46ª edição do Campeonato Brasileiro de Natação Master. A disputa começou na sexta-feira, com a presença de 646 atletas de todos os Estados e vai definir os campeões da temporada - antes de João Pessoa, o Circuito Master passou por outras três cidades.

Os participantes foram divididos em categorias que vão desde o pré-master (dos 20 aos 24 anos) até a que envolve competidores com idade acima de 95 anos. Apesar de ser bastante recomendada para recém-nascidos ou pessoas com problemas respiratórios, a natação também não deixa de ser indicado para pessoas de todas as idades.

Tanto que a paraibana Osana Alves, no auge de seus 88 anos, não pensa em largar de jeito nenhum as piscinas. Ela é a nadadora mais experiente neste Brasileiro. Compete pelos 50 e 100 metros nos estilos livre, peito e borboleta, mas já passou por diversas outras, como a travessia marítima, durante os 40 anos que vivencia diariamente uma rotina de treinos, que não chega a ser exaustiva por causa dos limitantes físicos.

“Eu nado pela saúde, não faço questão nenhuma de ganhar os troféus e medalhas. Quanto mais nado e participo de competições, mais vontade tenho de continuar. Me sinto livre e viva. Não penso nunca em parar”, disse Osana Alves.

O presidente da Associação Paraibana Másters de Natação, Ricardo Athayde, explica que na natação há duas categorias. Uma é a absoluta, cuja performance e o resultado são os objetivos. Já na categoria Masters, a saúde e o espírito esportivo prevalecem, sem preocupação por pódios.

“Na categoria absoluto se exige mais da performance, na obtenção de resultados. Por isso, o nível técnico é mais alto. Já na Masters, não. Temos as mesmas regras e provas, mas o atleta se mantém em atividade pela saúde, pelo espírito esportivo, pelo prazer e compete pela avaliação do período em que emprega tanto tempo e esforço”, comentou Ricardo Athayde.

No entanto, esta não é a primeira vez que o Brasileiro é disputado em águas paraibanas. Em 2004, a competição veio pela primeira vez a João Pessoa. Desde então, a categoria vem se consolidando nas piscinas locais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp