CULTURA
A Amazônia boquiaberta
Assinando a direção musical e coprodução do álbum de 12 faixas 'Amazônia' é uma homenagem de Mario Adnet à região.
Publicado em 11/07/2012 às 6:00
Mario Adnet esteve na região amazônica uma única vez, em 2004, levado pelos bons ventos do Projeto Pixinguinha. O carioca que se apresentou em Macapá descreve o momento em que conheceu o Amazonas, rio que talha os limites da capital amapense.
"Tive a oportunidade de descer o Rio Negro, entrar em um seringal e ir para a beira do Amazonas. Fiquei com a boca aberta diante daquela vista que parece um mar", afirma o compositor e arranjador que faz sua homenagem à região em Amazônia, projeto que teve o patrocínio do Ibope e comemora os 70 anos de fundação da empresa.
O arrebatamento de Adnet diante da floresta foi expresso em 12 faixas que levam a assinatura de compositores que também abriram seus ouvidos para aquele imenso universo bucólico.
"Fazem parte do repertório compositores dos quais sou admirador e estudioso, como Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim", enumera Adnet.
Além de responsável pela direção musical do álbum, ele é coprodutor, atua como solista em todos os arranjos de violão e canta em uma faixa em parceria com Mônica Salmaso: 'Borzeguim' (de Tom Jobim).
"A Mônica é uma querida irmã musical. Uma pessoa que tem um timbre que se encaixa em muita coisa atemporal, em canções sem tempo e sem modismos", elogia.
Outra participação especial é a de Lenine, com uma modulação de voz quase irreconhecível em 'Boto', outra peça de Tom Jobim: "Lenine é um músico extraordinário e quis gravar a canção à maneira original, imprimindo muitos graves e aproveitando aquele canto que parece um vento, marca da interpretação de Tom".
EM FAMÍLIA
Da nova geração, Adnet chama para a frente da orquestra de cordas do regente Claudio Cruz os jovens Roberta Sá, Vicente Nucci e Antônia Adnet (sua filha), que cantam em algumas das dez faixas não instrumentais do disco.
"Antônia também toca violão e é canhota, então costumo dizer que ela é meu braço esquerdo, enquanto a irmã mais velha, Joana, é meu braço direito", diz o pai coruja.
Joana Adnet é uma das coprodutoras de Amazônia, que conta também com a colaboração da mãe Mariza, coordenadora geral do projeto.
A talentosa estirpe Adnet também marca presença no coro de 'A Rã' (de João Donato e Caetano Veloso), com os irmãos da família veternana: Chico Adnet e Muiza Adnet.
"Lá em casa eu sou o mais velho dos seis. Destes, quatro são músicos profissionais. O Chico é o pai do Marcelo, o humorista, que ficou mais famoso do que nós todos. A vantagem é que hoje não preciso mais soletrar o meu nome", brinca Mario.
Comentários