POLÍTICA
Aliados no contexto estadual vão se enfrentar nas eleições municipais
Siglas são da base do governo estadual, porém quando o assunto é eleição de 2016, o cenário muda.
Publicado em 03/11/2015 às 8:00
Partidos unidos em torno do governo do Estado na Assembleia Legislativa vão armar palanques diferentes nas eleições municipais do próximo ano na Paraíba, bem como as legendas que formam o bloco de oposição. Um exemplo é o PRB. O partido passou a integrar a bancada de sustentação do governador Ricardo Coutinho (PSB), na Assembleia Legislativa, por meio do deputado Jutay Meneses, presidente estadual da legenda.
Em João Pessoa, o PRB vai apoiar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) e tem posição em mais duas cidades. “Em Campina Grande, meu partido quer apoiar o atual prefeito Romero Rodrigues e, em Bayeux, o presidente municipal pretende estar ao lado de Expedito Pereira, mas sou contrário. O que quero registrar é que os diretórios municipais poderão agir como bem entenderem”, ressalta Jutay.
Ainda em João Pessoa, aliados no plano estadual, PSB, PMDB e PT podem estar em três palanques diferentes. Os socialistas apostam no nome do secretário estadual de Infraestrutura, João Azevedo, para disputar a prefeitura. O PMDB, apesar da divisão interna, decidiu lançar o deputado Manoel Júnior, enquanto os petistas estão discutindo a viabilidade de emplacar o deputado Luiz Couto à PMJP. Já o PSDB propaga um discurso de independência, embora a bancada tucana na Câmara apoie Cartaxo. O presidente estadual do partido e prefeitável Ruy Carneiro tem feito críticas, por exemplo, ao embate entre Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo, antecipando o pleito eleitoral do próximo ano.
Em Campina Grande, PSDB e PSD estão unidos mais do que nunca. A líder do governo na Câmara, Ivonete Ludgério, trocou o PSB pelo PSD. O partido também recebeu em seus quadros o presidente do Poder Legislativo, Pimentel Filho, ex-Pros. Outra divergência, em relação ao quadro político da capital, acontece com o PPS. Se em João Pessoa o partido ocupa a vice de Luciano Cartaxo com Nonato Bandeira, na Rainha da Borborema, a legenda lançou o empresário Artur Bolinha, que faz oposição à aliança local PSDB-PSD. Ainda em Campina, PMDB e PSB podem se enfrentar nas urnas. Os peemedebistas apostam todas as fichas na candidatura à PMCG do deputado Veneziano Vital do Rêgo, enquanto parte do PSB defende a postulação do deputado Adriano Galdino ao Executivo campinense. Por sua vez, o presidente municipal do PSB, Fábio Maia, sustenta a tese da união das oposições no primeiro turno com o partido indicando o vice de Veneziano.
Comentários