icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Aliados no contexto estadual vão se enfrentar nas eleições municipais

Siglas são da base do governo estadual, porém quando o assunto é eleição de 2016, o cenário muda.

Publicado em 03/11/2015 às 8:00

Partidos unidos em torno do governo do Estado na Assembleia Legislativa vão armar palanques diferentes nas eleições municipais do próximo ano na Paraíba, bem como as legendas que formam o bloco de oposição. Um exemplo é o PRB. O partido passou a integrar a bancada de sustentação do governador Ricardo Coutinho (PSB), na Assembleia Legislativa, por meio do deputado Jutay Meneses, presidente estadual da legenda.

Em João Pessoa, o PRB vai apoiar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) e tem posição em mais duas cidades. “Em Campina Grande, meu partido quer apoiar o atual prefeito Romero Rodrigues e, em Bayeux, o presidente municipal pretende estar ao lado de Expedito Pereira, mas sou contrário. O que quero registrar é que os diretórios municipais poderão agir como bem entenderem”, ressalta Jutay.

Ainda em João Pessoa, aliados no plano estadual, PSB, PMDB e PT podem estar em três palanques diferentes. Os socialistas apostam no nome do secretário estadual de Infraestrutura, João Azevedo, para disputar a prefeitura. O PMDB, apesar da divisão interna, decidiu lançar o deputado Manoel Júnior, enquanto os petistas estão discutindo a viabilidade de emplacar o deputado Luiz Couto à PMJP. Já o PSDB propaga um discurso de independência, embora a bancada tucana na Câmara apoie Cartaxo. O presidente estadual do partido e prefeitável Ruy Carneiro tem feito críticas, por exemplo, ao embate entre Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo, antecipando o pleito eleitoral do próximo ano.

Em Campina Grande, PSDB e PSD estão unidos mais do que nunca. A líder do governo na Câmara, Ivonete Ludgério, trocou o PSB pelo PSD. O partido também recebeu em seus quadros o presidente do Poder Legislativo, Pimentel Filho, ex-Pros. Outra divergência, em relação ao quadro político da capital, acontece com o PPS. Se em João Pessoa o partido ocupa a vice de Luciano Cartaxo com Nonato Bandeira, na Rainha da Borborema, a legenda lançou o empresário Artur Bolinha, que faz oposição à aliança local PSDB-PSD. Ainda em Campina, PMDB e PSB podem se enfrentar nas urnas. Os peemedebistas apostam todas as fichas na candidatura à PMCG do deputado Veneziano Vital do Rêgo, enquanto parte do PSB defende a postulação do deputado Adriano Galdino ao Executivo campinense. Por sua vez, o presidente municipal do PSB, Fábio Maia, sustenta a tese da união das oposições no primeiro turno com o partido indicando o vice de Veneziano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp