VIDA URBANA
Número de registros de dengue cai 69% na PB
De janeiro a abril deste ano, foram registrados 2.566 casos da doença, enquanto no mesmo período de 2011 foram notificadas 8.302 ocorrências.
Publicado em 10/05/2012 às 6:30
Um levantamento realizado pela Gerência Estadual de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aponta que o número de casos confirmados de dengue no Estado caiu 69% nos primeiros quatro meses de 2012. Os exames realizados para a comprovação da doença apontam ainda que a Paraíba não foi afetada pela incidência de casos da dengue tipo 4, variação da doença que tem avançado em várias regiões do país.
De janeiro a abril deste ano, foram registrados 2.566 casos da doença, enquanto no mesmo período de 2011 foram notificadas 8.302 ocorrências de dengue na Paraíba. Os dados são da Gerência de Vigilância em Saúde da Paraíba. As estatísticas apontam que até o dia 4 de maio deste ano foram notificados 457 casos de dengue clássica, 21 casos da doença com complicações e dez ocorrências da dengue hemorrágica, tipo mais grave. Outros 1.569 casos ainda estão em fase de investigação, aguardando o resultado de exames para comprovação técnica da doença e do tipo de vírus e 569 foram descartados.
Os três Estados que fazem divisa com a Paraíba já comprovaram a presença do vírus tipo 4, de acordo com Júlia Vaz, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde. Além de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, a variação da doença também foi confirmada na Bahia, Piauí, Alagoas e Sergipe, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Há quase 30 anos, o vírus da dengue tipo 4 não circulava pelo país, mas desde o ano passado já foram confirmados casos também nas regiões do Norte e Sudeste do Brasil.
A dengue provocada pelo vírus tipo 4 possui os mesmos sintomas apresentados pelas outras formas da doença, mas o avanço desta variação preocupa as autoridades, pois aumenta o risco de epidemia. Isso porque a maior parte da população não possui imunidade para a dengue tipo 4. “A dengue tipo 4 não foi encontrada em nenhuma das amostras examinadas. Este ano só tivemos casos confirmados da dengue dos tipos 1 e 2”, afirma Júlia Vaz. Também não foram registrados casos da dengue tipo 3 em 2012.
Comentários