icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Audiovisual avança na PB

Fórum de Audiovisual da Paraíba define metas que serão discutidas na Secult-PB; um dos objetivos é melhorar o espaço para as produções.

Publicado em 04/07/2012 às 6:00


No final do mês de junho, no auditório verde do Espaço Cultural, em João Pessoa, foi realizada uma reunião do Fórum de Audiovisual da Paraíba, onde realizadores e produtores do Estado delegaram funções e pautas visando nortear o instrumento de articulação política da classe.

De acordo com a produtora e atriz Liuba Medeiros, membro do fórum, haverá uma reunião com Chico César, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), agendada para o próximo dia 18.

Entre os tópicos da conferência, Liuba enumera que serão abordados: as leis de incentivo ao audiovisual (como a 2ª edição do Prêmio Linduarte Noronha), o processo de difusão das obras, a recuperação de acervo e memória, além da retomada de outras demandas apresentadas das cartas divulgadas nas edições anteriores do Curta Coremas, Comunicurtas UEPB e o Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro.

Será criado pelo fórum um levantamento de dados (desde 2000 até os dias de hoje) para embasar as propostas que venham a ser feitas ao poder público. Na reunião foram construídos grupos de trabalho que tomaram à frente da produção, formação e pesquisa, difusão e memória, políticas públicas, mercado e financiamentos.

MELHOR ESPAÇO
Em caráter de urgência, segundo Liuba Medeiros, é o espaço e a qualidade de exibição para as produções audiovisuais do Estado.

O Tintin, movimento cineclubista tradicional de João Pessoa, manifestou através de uma nota e do cancelamento da sessão de quarta-feira passada a insatisfação de como o conteúdo é transmitido para o público paraibano.

O fórum também discutirá sobre o polêmico Cine São José, em Campina Grande, que foi fundado nos anos 1940, fechou as portas no início de 1980 e passará por uma reforma brevemente.

Desde 2010, o prédio foi ocupado por ativistas culturais para reivindicar o uso do local apenas como cinema, preservando suas características para melhor qualidade nas futuras exibições.

A próxima reunião, aberta aos interessados pela iniciativa, será amanhã, às 19h, na sala verde do Espaço Cultural, em João Pessoa. A confirmação será divulgada na página do Facebook do 'Movimento Pelo Cinema Paraibano'.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp