POLÍTICA
Mais de 300 candidatos ficam fora das eleições
Prazo para os juízes eleitorais julgarem pedidos de candidatura se encerra na próxima semana; 300 candidatos já foram barrados.
Publicado em 28/07/2012 às 6:00
Os juízes eleitorais têm até o próximo dia 5 de agosto para julgar todos os pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais de outubro. Faltando uma semana para o término desse prazo, muitos candidatos já foram deferidos e outros já saíram da disputa. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, até a última sexta-feira, mais de 300 candidatos estavam inaptos, por terem sido barrados pela Justiça ou desistido de concorrer. Muitos barrados vão recorrer ao TRE.
Informações disponibilizadas no site Divulga Cand mostravam que estavam inaptos 295 candidatos a vereador e 13 que se registraram para concorrer ao cargo de prefeito. Em Campina Grande, por exemplo, 39 candidatos à Câmara Municipal tiveram os pedidos indeferidos ou renunciaram às candidaturas. “O problema maior é a ausência de condições de elegibilidade, que na prática é a falta de quitação eleitoral ou de filiação partidária”, explicou o chefe do cartório da 71ª Zona Eleitoral de Campina Grande, Jean Diniz.
Em Campina Grande também houve o indeferimento das candidaturas à prefeitura de Daniella Ribeiro (PP) e do vice Peron Japiassú (PT). Também teve o registro indeferido a chapa do PSOL, do prefeitável Sizenando Leal, e do vice Arimateia Cirne.
Assim como em Campina Grande, na cidade de Bayeux a Justiça Eleitoral também já indeferiu uma candidatura à prefeitura.
Rodrigo Alves (PSOL) foi barrado por não ter apresentado as contas das eleições de 2010. Ainda em Bayeux, 12 candidatos renunciaram à disputa pela Câmara Municipal e outros dois foram vetados. Segundo a chefe de cartório, Sulamita Sousa, os indeferimentos ocorreram por falta de apresentação de quitação eleitoral.
Também ocorreram indeferimentos ou desistências de candidatos a prefeito em Bonito de Santa Fé, Conceição, Gurinhém, Massaranduba, Nova Olinda, Santa Rita, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Sapé e Rio Tinto. Sendo que nesta última também foi registrada a renúncia de 10 concorrentes ao Legislativo e o cancelamento de um pedido de registro. Já em Bonito de Santa Fé, onde os dois concorrentes à prefeitura tiveram os registros indeferidos, a Justiça barrou 14 candidatos.
Comentários