icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Infraestrutura de JP em debate

Evento, que contará com a participação de arquitetos e engenheiros, fará prognóstico sobre como estará a capital em 2040.

Publicado em 11/08/2013 às 12:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:55

Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das cidades mais verdes das Américas, João Pessoa é atualmente é a 18º maior cidade do país, com mais de 750 mil habitantes, segundo o IBGE. Nos últimos 25 anos, desde 1988, a capital da Paraíba passou por um grande processo de transformação: a população, que era de 330 mil habitantes, mais que dobrou em 2013.

E nos próximos 25 anos como estará a infraestrutura de João Pessoa? Qual será o cenário da cidade em 2040?
Esse prognóstico e o futuro da cidade serão abordados no evento “De olho no futuro: Como estará João Pessoa daqui a 25 anos”, promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia). A campanha terá início no dia 13 de agosto, a partir das 13h30, na Estação Cabo Branco.

Nos próximos meses, o evento visitará mais 11 metrópoles brasileiras. De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, o objetivo do evento é reunir a comunidade técnica, a política, os estudantes e a sociedade civil para pensarem juntos o futuro das cidades. “Queremos fomentar o planejamento como instrumento essencial para delinearmos a cidade que queremos, pois acreditamos que esta é a única maneira possível de transformarmos a cidade de poucos em uma de todos”, destacou o presidente do Sinaenco.

Os trabalhos foram divididos em três painéis. No primeiro, o engenheiro Rômulo Polari, Secretário de Planejamento de João Pessoa, irá apresentar quais eram os planos da cidade há 25 anos, como a cidade se desenvolveu e como estará em 2040. O debate também contará com a presença da presidente do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Cristina Evelise Alexandre, e do arquiteto Eugenio Carvalho Neto.

No segundo painel, intitulado de “A João Pessoa que queremos”, o engenheiro Newton Pereira, superintendente da Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana), irá debater o assunto com os engenheiros especializados em mobilidade urbana Carlos Batinga e Carlos Pereira Silva, diretor e superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba), respectivamente.

O terceiro painel, que tratará a cidade de João Pessoa na questão do saneamento, será apresentado pelo presidente do Sinaenco-PB, George Cunha. Dois engenheiros participarão dessa etapa: Guarany Marques Vianna e Deusdete Queiroga, presidente da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).

As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser realizadas pelo site olhonofuturo.org.br.

As vagas são limitadas. No website, criado exclusivamente para esta campanha, também é possível deixar uma ideia para melhorar a cidade de João Pessoa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp