VIDA URBANA
Infraestrutura de JP em debate
Evento, que contará com a participação de arquitetos e engenheiros, fará prognóstico sobre como estará a capital em 2040.
Publicado em 11/08/2013 às 12:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:55
Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das cidades mais verdes das Américas, João Pessoa é atualmente é a 18º maior cidade do país, com mais de 750 mil habitantes, segundo o IBGE. Nos últimos 25 anos, desde 1988, a capital da Paraíba passou por um grande processo de transformação: a população, que era de 330 mil habitantes, mais que dobrou em 2013.
E nos próximos 25 anos como estará a infraestrutura de João Pessoa? Qual será o cenário da cidade em 2040?
Esse prognóstico e o futuro da cidade serão abordados no evento “De olho no futuro: Como estará João Pessoa daqui a 25 anos”, promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia). A campanha terá início no dia 13 de agosto, a partir das 13h30, na Estação Cabo Branco.
Nos próximos meses, o evento visitará mais 11 metrópoles brasileiras. De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, o objetivo do evento é reunir a comunidade técnica, a política, os estudantes e a sociedade civil para pensarem juntos o futuro das cidades. “Queremos fomentar o planejamento como instrumento essencial para delinearmos a cidade que queremos, pois acreditamos que esta é a única maneira possível de transformarmos a cidade de poucos em uma de todos”, destacou o presidente do Sinaenco.
Os trabalhos foram divididos em três painéis. No primeiro, o engenheiro Rômulo Polari, Secretário de Planejamento de João Pessoa, irá apresentar quais eram os planos da cidade há 25 anos, como a cidade se desenvolveu e como estará em 2040. O debate também contará com a presença da presidente do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Cristina Evelise Alexandre, e do arquiteto Eugenio Carvalho Neto.
No segundo painel, intitulado de “A João Pessoa que queremos”, o engenheiro Newton Pereira, superintendente da Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana), irá debater o assunto com os engenheiros especializados em mobilidade urbana Carlos Batinga e Carlos Pereira Silva, diretor e superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba), respectivamente.
O terceiro painel, que tratará a cidade de João Pessoa na questão do saneamento, será apresentado pelo presidente do Sinaenco-PB, George Cunha. Dois engenheiros participarão dessa etapa: Guarany Marques Vianna e Deusdete Queiroga, presidente da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).
As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser realizadas pelo site olhonofuturo.org.br.
As vagas são limitadas. No website, criado exclusivamente para esta campanha, também é possível deixar uma ideia para melhorar a cidade de João Pessoa.
Comentários