POLÍTICA
MP terá 20 novos promotores de Justiça em 2012
Nomeações estão previstas para os meses de julho e agosto.
Publicado em 10/01/2012 às 9:19
O Ministério Público da Paraíba terá, em 2012, vinte novos promotores de Justiça que, segundo Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, deverão ser nomeados entre julho e agosto. Em 2011, foram realizadas duas etapas do concurso público para promotor substituto: a prova preambular e a escrita. Faltam três etapas que serão realizadas no primeiro semestre deste ano: a prova oral, a prática de tribuna e o curso de formação.
O procurador-geral de Justiça destacou a realização, pela primeira vez, do curso de formação. “O curso de formação, conforme está previsto na Lei Orgânica do Ministério Público, terá 500 horas-aula. Portanto, os novos promotores serão preparados, talhados para o investimento na área social com políticas publicas, para a administração de uma Promotoria. Meu compromisso é que todos passarão o período de substituição, de aprendizado no sertão, justamente dando a força que a gente precisa e esse reforço de trabalho”, disse.
De acordo com a resolução 02/2011, do Conselho Superior do MP, o curso de formação será promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). Serão ministrados os módulos: Princípios Institucionais do Ministério Público; Estrutura Orgânica do MP; Deontologia da Atuação do MP; Língua Portuguesa e Redação Oficial; Rotinas e Práticas Administrativas e Funcionais; Excelência nos Relacionamentos; Tutela de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais Homogêneos e Políticas públicas; Atuação do Ministério Público no Âmbito Criminal; Atuação Eleitoral; Gestão e Impacto Econômico e Social das Ações do MP; Soluções Alternativas de Conflitos; Relacionamento com a Mídia; Técnicas para Atuação; Elaboração de Peças Processuais e Prática em Audiência nas Diversas Promotorias do Estado.
Comentários