COTIDIANO
Estudantes de PE criam projeto que facilita pagamento de contas no bar
Os jovens usam o celular com outro objetivo: ajudar as pessoas, ganhar dinheiro e trabalhar. Deram um exemplo é ganharam até um prêmio.
Publicado em 20/04/2011 às 8:46
Do G1
Imagine comer em um restaurante e, na hora de pagar a conta, apenas clicar algumas teclas no celular sem enfrentar filas e sem esperar pelo garçom. “É fantástico. Tudo que faz a gente ganhar tempo com o corre-corre de hoje em dia, com tão pouco tempo para almoçar, é sempre importante”, comenta o engenheiro Ricardo Carvalho.
O pagamento é rápido. Basta ter um telefone celular conectado à internet e se cadastrar no site que interliga os usuários aos estabelecimentos comerciais e aos bancos.
“O usuário vai efetuar o login e a senha, entra no sistema, onde ele verifica a parcial da conta, inicializa o pagamento, escolhe uma das formas de pagamento, confere os dados e confirma”, explica o estudante Bruno Inojosa. Segundo Bruno, o novo sistema reduz mesmo as filas. O estudante garante sentado em uma das mesas: “Daqui mesmo eu posso pagar e sair”.
A nova função do celular foi desenvolvida por quatro estudantes de informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Eles querem usar o conhecimento para facilitar a vida das pessoas acabando com as filas.
“Inicialmente estaremos focando em bares, boates e restaurantes, mas pretendemos em breve disponibilizar em cinemas, shoppings centers e vários outros setores do comércio”, afirma o estudante Tiago Leite.
“A previsão é que ainda no primeiro semestre a gente consiga colocar no mercado”, espera Tiago Canto.
O maior desafio dos estudantes agora é aperfeiçoar o projeto, batizado de “Mobiclube”, para que ele deixe o mundo virtual e chegue à vida real dos consumidores. Fôlego e incentivo para isso eles têm.
E o melhor: não dá para reclamar de falta de dinheiro para abrir a primeira empresa. Eles ganharam R$ 100 mil no maior evento de inovação digital do mundo, em São Paulo. Nada mal para os jovens que esperam transformar o protótipo, já testado, em um produto cobiçado.
“Eliminar a fila acho que é um problema que todos enfrentam. Estamos prontos para resolver”, diz o criador do projeto Danilo Torres.
Comentários