icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Estudantes de PE criam projeto que facilita pagamento de contas no bar

Os jovens usam o celular com outro objetivo: ajudar as pessoas, ganhar dinheiro e trabalhar. Deram um exemplo é ganharam até um prêmio.

Publicado em 20/04/2011 às 8:46

Do G1

Imagine comer em um restaurante e, na hora de pagar a conta, apenas clicar algumas teclas no celular sem enfrentar filas e sem esperar pelo garçom. “É fantástico. Tudo que faz a gente ganhar tempo com o corre-corre de hoje em dia, com tão pouco tempo para almoçar, é sempre importante”, comenta o engenheiro Ricardo Carvalho.

Assista ao vídeo da matéria

O pagamento é rápido. Basta ter um telefone celular conectado à internet e se cadastrar no site que interliga os usuários aos estabelecimentos comerciais e aos bancos.

“O usuário vai efetuar o login e a senha, entra no sistema, onde ele verifica a parcial da conta, inicializa o pagamento, escolhe uma das formas de pagamento, confere os dados e confirma”, explica o estudante Bruno Inojosa. Segundo Bruno, o novo sistema reduz mesmo as filas. O estudante garante sentado em uma das mesas: “Daqui mesmo eu posso pagar e sair”.

A nova função do celular foi desenvolvida por quatro estudantes de informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Eles querem usar o conhecimento para facilitar a vida das pessoas acabando com as filas.

“Inicialmente estaremos focando em bares, boates e restaurantes, mas pretendemos em breve disponibilizar em cinemas, shoppings centers e vários outros setores do comércio”, afirma o estudante Tiago Leite.

“A previsão é que ainda no primeiro semestre a gente consiga colocar no mercado”, espera Tiago Canto.

O maior desafio dos estudantes agora é aperfeiçoar o projeto, batizado de “Mobiclube”, para que ele deixe o mundo virtual e chegue à vida real dos consumidores. Fôlego e incentivo para isso eles têm.

E o melhor: não dá para reclamar de falta de dinheiro para abrir a primeira empresa. Eles ganharam R$ 100 mil no maior evento de inovação digital do mundo, em São Paulo. Nada mal para os jovens que esperam transformar o protótipo, já testado, em um produto cobiçado.

“Eliminar a fila acho que é um problema que todos enfrentam. Estamos prontos para resolver”, diz o criador do projeto Danilo Torres.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp