icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Vendas da semana da Páscoa fecham em queda em 2015

Apesar das vendas fortes de última hora e das promoções, data foi a pior dos últimos 5 anos. 

Publicado em 07/04/2015 às 10:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 10:57

Confirmando o ritmo lento de vendas deste ano, a semana da Páscoa em 2015 apresentou retração de 4,93% nas vendas a prazo, em comparação à mesma data do ano passado (entre 29 de março e 4 de abril). Este foi o pior desempenho do período dos últimos 5 anos. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que dá o alerta para o termômetro do Dia das Mães em maio.

Na Paraíba, o presidente da Associação Paraibana de Supermercados (ASPB), Cícero Bernardo, não concluiu os dados, mas descarta redução nas vendas. “A expectativa é de que as vendas tenham empatado com a Páscoa do ano passado. Pelo menos trabalhamos para isso”.

Já para o franqueado da Cacau Show em João Pessoa Ricardo Kretli, as vendas ficaram 5% abaixo do volume do ano passado. Para o empresário, o desempenho só não foi pior porque dias antes da data a presença do consumidor surpreendeu. “A gente se assustou um pouco no início porque achávamos que seria pior. Uma semana antes da Páscoa estava 20% a menos do que no ano passado. Mas na última semana houve uma reação e tivemos dias até melhores do que na Páscoa anterior, mas no apanhado geral ainda ficamos com 5% a menos”, explicou.

Vale lembrar que para atrair o público, a Cacau Show lançou na Sexta-feira Santa uma promoção em todas as lojas da rede. A cada dois ovos da linha tradicional comprados, o cliente ganhava o terceiro ovo de graça.

Para os líderes da CNDL, o desempenho deste ano confirmou o que o comércio já esperava, devido ao baixo crescimento da atividade econômica brasileira. "O resultado nunca foi tão baixo. Já projetávamos o pior crescimento dos últimos anos por conta da forte piora nos indicadores econômicos", disse o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. Para o líder do movimento varejista, a Páscoa representa a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo de 2015.

"Este resultado espelha os indicadores de confiança do consumidor refletido das notícias negativas da atualidade. Isso refreia o consumo e abala a demanda do comércio em 2015".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp