icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Greve na UFPB chega ao fim; atividades voltam na sexta

Greve dos servidores técnicos e administrativos da Universidade Federal da Paraíba durou 106 dias. Atividades serão retomadas na sexta-feira (23).

Publicado em 20/09/2011 às 8:42


Após 106 dias de greve, os servidores técnicos e administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiram encerrar a paralisação e retornar ao trabalho na próxima segunda-feira. A medida foi tomada ontem, durante assembleia-geral ocorrida na sede do sindicato da categoria em João Pessoa.

No mesmo horário, outros servidores também se reuniram, mas tomaram decisão contrária. Professores e funcionários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), de João Pessoa, resolveram manter a mobilização e aguardar a resposta de uma contraproposta feita ao governo. A próxima assembleia deles será na sexta-feira desta semana.

A greve dos servidores de João Pessoa acabou três dias após os funcionários da Universidade Federal de Campina Grande também terem encerrado o movimento grevista. A mobilização dos servidores técnicos e administrativos da UFCG acabou na última sexta-feira e ontem as equipes já estavam de volta ao trabalho.

Nos dois casos, o movimento terminou sem nenhum avanço nas negociações. O governo federal não concedeu reajuste salarial e nem atendeu às outras reivindicações da categoria. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), Rômulo Xavier, explicou que a decisão do final da greve vale para todas as universidade públicas do país e que o principal motivo foi a conclusão do Orçamento da União para o ano de 2012.

“Os reajustes salariais e outros benefícios da categoria que estamos reivindicando, caso fossem aprovados, seriam inseridos no orçamento. Com o documento concluído, fica quase inviável a concessão das reivindicações. Vamos negociar, mas os pagamentos só poderão ser feitos em 2013”, analisou o sindicalista.
Já para o presidente da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), Marcelino Rodrigues, ainda há possibilidade do governo atender às reivindicações, já que o Orçamento da União pode receber emendas até dezembro.deste ano.

Marcelino ainda acrescentou que a saída da greve é uma estratégia para conseguir negociar com o governo federal. “Chamamos a categoria para a greve e decidimos chamá-la para o término do movimento. Esperamos, assim, conseguir ter êxito na negociação”, afirmou.


Em Notas

HU
Na próxima quarta-feira, o comando de greve dos servidores técnicos e administrativos da UFPB irá se reunir para decidir os rumos da manifestação no Hospital Lauro Wanderley. O ambulatório da instituição está sem funcionar desde o começo deste mês por causa da greve dos funcionários. Segundo Rômulo Xavier, durante a reunião será decidido quando o ambulatório será reaberto.

IFPB
Os professores e servidores do IFPB de João Pessoa se reuniram em assembleia, ontem, e decidiram continuar com a greve. Eles fizeram uma contraproposta e esperam que o governo se pronuncie sobre o caso nesta quarta-feira. Uma nova assembleia está marcada para ocorrer na próxima sexta-feira. Decisão que vale só para João Pessoa.

Pedidos
Entre outras reivindicações, os servidores do IFPB pedem reajuste salarial de 16,4%, redução de 40 para 30 horas da jornada de trabalho dos servidores, maior participação dos funcionários nos conselhos deliberativos e democratização da estrutura do IFPB.

Assembleia por campus

Em cada cidade onde existe um campus da instituição será realizada uma assembleia em que os servidores dos municípios poderão decidir, independentemente, pelo retorno das atividades. Pelo menos, duas assembleias municipais estão previstas para ocorrer esta semana. Uma será hoje, em Sousa e outra amanhã, em Princesa Isabel. Já na sexta-feira, haverá uma terceira assembleia, mas desta vez, com representantes dos nove campi.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp