EDUCAÇÃO
Reitoria e diretores do IFPB avaliam adesão ao novo vestibular do Enem
Reunião acontece às 14h30 da terça-feira. Fernando Haddad, ministro da Educação, apresentou opções para os institutos de tecnologia que queiram aderir à nova forma de vestibular.
Publicado em 04/05/2009 às 11:28
Da Redação
Com informações da assessoria do IFPB
Pró-reitores, diretores de campi e outros representantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vão colocar em pauta na terça-feira (5) o aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para a instituição.
A reunião está marcadas para as 14h30. Na semana passada, o reitor João Batista de Oliveira Silva participou de uma reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad, onde discutiu o assunto.
Todos os 38 reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estavam presentes na reunião com o Ministro e puderam tirar dúvidas sobre as propostas do MEC. Com a intenção de utilizar o novo Enem para a entrada de alunos nas universidades, o Ministério da Educação disponibilizou quatro opções para consulta dos dirigentes das instituições.
Os reitores das Universidades Federais também já se reuniram com o ministro para discutir o mesmo assunto. A ideia de Fernando Haddad é que o aluno possa concorrer a vagas em cinco instituições diferentes do país, com os resultados de uma só avaliação, que é o Enem.
O professor João Batista considera a iniciativa do MEC positiva, mas informou que, para ter uma posição institucional precisa consultar a comunidade acadêmica e por isso esta reunião da terça-feira foi convocada. A brevidade é necessária porque de 6 a 8 de maio o reitor estará em Palmas, no Tocantins, participando da reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) onde o assunto voltará a ser discutido.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do MEC, os dirigentes devem
apresentar suas respostas até o final de maio. Ao todo, 215 mil estudantes estão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Não só o ingresso nos cursos superiores foi pauta da discussão em Brasília. Os reitores debateram ainda o ingresso nos cursos de ensino médio da Rede Federal.
Entre as opções oferecidas pelo MEC para que as instituições possam aderir parcialmente ao sistema unificado de avaliação, o Enem pode ser usado como fator de avaliação junto às provas que já são realizadas pela instituição, o que já é realizado pelo IFPB. No último Processo Seletivo, 25% das vagas foram reservados aos candidatos que quiseram juntar sua nota no Enem como fator de avaliação também.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba tem uma estrutura multicampi, ainda não se sabe se o candidato ao ingresso na instituição poderá optar entre cursos oferecidos nas diferentes cidades, como João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Sousa, com o mesmo resultado do Enem, ou se poderá optar também por cursos do IFRN, IFPE, entre outros.
Comentários