VIDA URBANA
MPT encontra irregularidades em quatro hospitais de João Pessoa
Lixo hospitalar exposto e profissionais sem equipamentos de proteção estão entre os problemas identificados.
Publicado em 03/12/2017 às 12:11 | Atualizado em 03/12/2017 às 17:42
O Ministério Público do Trabalho (MPT) O e Ministério do Trabalho identificaram irregularidades em quatro hospitais públicos de João Pessoa. Os problemas foram observados durante uma ação de fiscalização dos órgãos. As equipes encontraram lixo hospitalar exposto e mal armazenado, como seringas e agulhas contaminadas em local aberto.
Além disso, as irregularidades envolvem profissionais sem equipamentos de proteção individual (EPIs), péssimas condições de trabalho com risco de contaminação e riscos de choque elétrico. As unidades fiscalizadas foram o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, o Ortotrauma de Mangabeira, o Hospital Universitário da UFPB e o Hospital Edson Ramalho.
Segundo o procurador do Ministério Público do Trabalho, Cláudio Gadelha, a ação visa a realizar um diagnóstico nos principais hospitais públicos de João Pessoa.“No âmbito do MPT, serão instaurados inquéritos civis em face dos entes fiscalizados, a fim de restabelecer a ordem jurídica trabalhista desrespeitada, mais precisamente relacionada ao cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho nos serviços de saúde”, ressaltou.
As unidades foram inspecionadas durante cinco dias por três equipes, cada uma composta por um procurador do MPT, um analista pericial e dois auditores do Ministério do Trabalho.
Comentários