CULTURA
O mundo de papel em 2011
Veja retrospectiva dos acontecimentos mais importantes do ano no mundo dos quadrinhos na Paraíba.
Publicado em 01/01/2012 às 8:00
Repetindo a progressão dos últimos anos, houve em 2011 uma enxurrada de lançamentos e eventos no âmbito das histórias em quadrinhos.
Além da quantidade de títulos, dezenas todos os meses, oriundos de várias editoras, o mercado de HQs entrou em ebulição com obras escolhidas por planos governamentais de incentivo à leitura (principalmente as adaptações de clássicos de literatura), lançamentos independentes nacionais e um crescimento tímido do espaço na mídia não especializada.
Um dos destaques remete à Paraíba, com o lançamento nos Estados Unidos do livro The Art of Mike Deodato, onde o desenhista paraibano é reconhecido definitivamente por uma das maiores editoras da indústria super-heroica, a Marvel, com a publicação das suas ilustrações de personagens como o Capitão América, Hulk, Thor e Homem-Aranha. Deodato também foi convidado, junto com Shiko, para o álbum MSP Novos 50 (veja box abaixo).
Outro paraibano que vem ganhando reconhecimento lá fora é Jack Herbert, que desenhou Kirby: Genesis, projeto desenvolvido por Alex Ross (Marvels, O Reino do Amanhã).
Entre os eventos, a 2ª edição do Rio Comicon e o 7° Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), em Belo Horizonte, chamaram a atenção das mídias.
Em João Pessoa foi realizado, no mês de outubro, o 5º HQPB - Quadrinhos e Cultura Pop, homenageando Deodato Borges, o pai de Mike e do Flama, o primeiro personagem do gênero na Paraíba.
Comentários