POLÍTICA
Ayres Brito diz em JP que 'Ficha Limpa' revoluciona a política brasileira
Vice-presidente do STF diz que o Projeto Ficha Limpa (aprovado recentemente pelo Senado) é uma lei de iniciativa popular que vem para revolucionar a política.
Publicado em 21/05/2010 às 16:30
Phelipe Caldas
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Brito, declarou na tarde desta sexta-feira (21), em João Pessoa, que o Projeto Ficha Limpa (aprovado recentemente pelo Senado Federal) é uma lei de iniciativa popular que vem para revolucionar a política.
“A exigência de uma vida pregressa eticamente limpa para os políticos paraibanos já se fazia necessária há muito tempo. Esta aprovação, portanto, foi muito boa e vem em boa hora”, destacou o ministro em entrevista exclusiva à Rede Paraíba Sat.
Para Ayres Brito, portanto, o projeto é uma providencial “vitória da população”, que chegou para moralizar ainda mais a vida pública. Ele pondera, contudo, que só depois o TSE (órgão que ele também integra e até pouco tempo presidia) vai analisar se a lei já vale para o pleito de 2010 ou se ela só entra em vigor a partir de 2010.
Durante sua passagem pela capital paraibana, ele falou também sobre as novas regras da fidelidade partidária, que segundo o ministro vieram para construir uma “nova cultura de prestígio dos partidos”.
“O partido é uma ponte necessária para o político. É um vínculo de lealdade e fidelidade que deve ser mantido”, destaca, falando de um “comportamento ético necessário” para a classe política.
Ayres veio à cidade participar como palestrante do 1º Encontro Técnico dos Tribunais de Contas do Norte e Nordeste.
Comentários