icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Caixa Econômica reduz financiamento de imóveis usados para até 40%

A partir da próxima segunda-feira, consumidor terá que desembolsar mais dinheiro na compra da casa própria.

Publicado em 28/04/2015 às 9:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:29

Como se não bastasse o reajuste das taxas de juros para financiamento imobiliário no início do mês, agora a Caixa Econômica Federal, responsável por cerca de 70% do crédito imobiliário do país, atinge os negócios com imóveis usados. A partir da próxima segunda-feira, o banco vai reduzir em 30 pontos percentuais o limite para o financiamento com recursos da poupança. A cota de financiamento de imóveis usados vai passar de 80% para 50% nas operações do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), Jarbas Pessoa, afirmou que a notícia preocupa toda a cadeia da construção civil, incluindo os agentes financeiros. Segundo ele, a notícia poderá estimular uma queda nos negócios na Paraíba em até 30% nos próximos seis meses.
“Isso neutraliza os negócios de quem pretende vender um imóvel usado para comprar um novo na Paraíba. O primeiro governo do PT, com Lula, deixou a cadeia da construção civil oxigenada e muitos brasileiros puderam realizar o sonho da casa própria. Agora ele está deixando esta cadeia preocupada, acabando com sua linha de crédito”.

A Caixa admite que a prioridade do banco neste ano será o financiamento de imóveis novos, que serão poupados das novas regras, já que manteve a cota de financiamento. Porém, no início deste mês a Caixa deixou os juros mais altos para as compras de imóveis novos adquiridos tanto via SFH como no SFI.

A mudança anunciada ontem também não vale para as operações de habitação popular, de acordo com o banco. “A Caixa Econômica Federal informa que o foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular - operações do Minha Casa, Minha Vida e recursos do FGTS."
Na opinião da advogada Daniele Akamine, sócia da Akamines Negócios Imobiliários, por ora, não deve afetar os demais bancos, que poderão ser uma opção para os compradores. Com a nova alteração, eles estarão em um patamar de igualdade competitiva com a Caixa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp