VIDA URBANA
Projeto de horta que economiza 80% de água ganha prêmio ANA 2017
Projeto vencedor consiste na criação de hortas economizando até 90% de água.
Publicado em 13/12/2017 às 16:01
O projeto paraibano "Horta orgânica com economia de água" ganhou o prêmio ANA 2017 da Agência Nacional das Águas. O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) e ganhou na categoria Sociedade Civil. O projeto é realizado na cidade de Teixeira, no Sertão da Paraíba, e produz alimentos saudáveis usando irrigação por gotejamento diretamente nas raízes das plantas em canteiros impermeabilizados.
A premiação ocorreu no dia 6, em Brasília. A lista dos premiados está disponível no site da Agência Nacional de Águas.
Segundo o coordenador executivo do CEPFS, José Dias Campos, o reconhecimento motiva tanto as famílias que foram agraciadas pelo projeto quanto famílias que ainda não foram. "O prêmio reconhece como uma alternativa viável para a produção de alimentos saudáveis em regiões semiáridas e a geração de renda a partir da venda do excedente da produção, com uso de pouca água", disse o coordenador executivo.
"A experiência testada, inicialmente, demonstrou uma economia significativa de água, em torno de 80% em relação aos canteiros tradicionais', explicou Campos sobre o projeto. Além disso, a medida que foram aperfeiçoando a técnica, a economia conseguiu chegar até 90% de economia comparando aos canteiros convencionais.
Inicialmente, foi feita uma experiência de observação técnica com dois tipos de hortaliças: a alface e o coentro, com resultados que indicam que a experiência dos canteiros com economia de água é uma alternativa de produção para os pequenos agricultores do semiárido nordestino. Além de proporcionar o uso racional de água, recurso limitado nessa região, contribui para a prática da segurança alimentar e para o desenvolvimento socioeconômico local sustentável.
Comentários