POLÍTICA
Deputados brigam por votos para 'MP da Cruz Vermelha'
Medida provisória 178/2011 regulamenta a gestão pactuada para a administração do Hospital de Trauma de João Pessoa pela Cruz Vermelha.
Publicado em 04/10/2011 às 6:30
Angélica Nunes
A semana começou com articulações políticas entre lideranças de oposição e dentro do segmento de apoio ao governo para formação do placar de aprovação da medida provisória 178/2011, que regulamenta a gestão pactuada para a administração do Hospital de Trauma de João Pessoa pela Cruz Vermelha. Minoria na Casa desde a saída do deputado Janduhy Carneiro (PPS) da bancada governista, o governo depende, para aprovação da 'MP do Trauma', do voto favorável de pelo menos 19 parlamentares.
Além de tentar argumentar com deputados da bancada oposicionista por apoio para a aprovação da terceirização da saúde, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hervázio Bezerra (PSDB), deu início ontem a uma série de conversações também com integrantes de sua própria bancada.
Segundo Hervázio Bezerra, o governo até o momento conta com os votos de apoio de 17 parlamentares. Na lista foi incluído, inclusive, o deputado Branco Mendes (DEM), que está afastado dos trabalhos no Legislativo por ter se submetido a uma cirurgia de urgência no coração. “Branco Mendes está bem e deve comparecer para a votação, reforçando a bancada”, garantiu Hervázio.
Mesmo sendo da bancada governista, foram excluídos pelo líder Hervázio como votos favoráveis os nomes do presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo, e do deputado José Aldemir (DEM). “O primeiro por ser presidente e estar impedido de votar. O segundo ainda não foi consultado por nós, mas, devido às pressões da classe médica, já que é médico, deve se abster”, disse.
Surpresa, de acordo com ele, pode ser a transferência de bancada do deputado Trocolli Júnior (que já estaria de saída do PMDB para o PSD). Hervázio disse que ele e outros deputados que compõem o grupo governista estão se articulando para cooptar o seu voto. “Não é de hoje que há essa tentativa de aproximação de Trocolli com o governo e acredito nessa possibilidade”, disse.
O próprio Trocolli Júnior não descartou a possibilidade de votar a favor da 'MP da Cruz Vermelha'. “Convoquei uma equipe para analisar os pontos questionados pela oposição. Se eu achar que trará benefícios para a gestão, votarei a favor”, afirmou.
Comentários