COTIDIANO
Embalagens devem ter nome do remédio em braile, diz Anvisa
Agência publicou novas regras para rótulos no Diário Oficial desta quarta. Uso de alto ou baixo relevo na embalagem fica proibido.
Publicado em 23/12/2009 às 15:00
Do G1
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (23), que os rótulos dos remédios deverão trazer o nome do medicamento em braile. A mudança faz parte de uma resolução publicada no Diário Oficial da União.
As empresas têm 540 dias (18 meses) para disponibilizar as novas embalagens no mercado. Em setembro, a agência já havia anunciado mudanças nas bulas.
Além da obrigatoriedade, informações como número do lote, datas de fabricação e de validade deverão estar em tinta colorida, ficando proibido o uso de baixo e alto relevo para tal. Se for o caso, os rótulos deverão alertar se o remédio tem prazo de validade reduzido após a abertura.
Somente figuras que auxiliem no uso do medicamento podem ser impressas. Todas as imagens que possam causar confusão ou induzir ao uso inadequado do remédio ficam proibidas.
A resolução prevê também que os rótulos tenham elementos que possibilitem o rastreamento do produto da fabricação à venda. Assim que eles estiverem implantados, a embalagem não precisará ter mais a “raspadinha” (tecnicamente chamada de tinta reativa) que comprova a origem do medicamento.
Comentários