CULTURA
Curtas no Cine Volante
Projeto ‘Cine Volante’ exibe nesta quinta-feira (19) gratuitamente dois curtas-metragens paraibanos; exibições serão no bairro do Miramar.
Publicado em 19/07/2012 às 6:00
Nesta quinta-feira, o projeto ‘Cine Volante’ exibirá gratuitamente dois curtas-metragens paraibanos, às 19h, em Miramar, João Pessoa.
A sessão, que acontecerá na comunidade Tito Silva (no Centro de Integração Comunitária São Francisco de Assis), apresentará o documentário Irmãs (2011), do diretor Gian Orsini, e a ficção A Árvore da Miséria (1998), do cineasta Marcus Vilar.
Irmãs foi gravado na cidade de Areia, no Brejo paraibano. O documentário relata eventos que ocorreram no município durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, a população achava que as freiras – a maioria vinda da Alemanha – tinham ligação com o próprio Adolf Hitler.
Entre os boatos que se alimentavam do boca a boca popular, haveria um rádio transmissor no qual as beatas se comunicavam diretamente com o Führer e um túnel que ligava o convento à Berlim.
Já A Árvore da Miséria é baseado em uma história da literatura de cordel: Dona Miséria (Soia Lira) é uma senhora avarenta que vive expulsando garotos que invadem seu quintal para roubar frutas.
Um dia, ela atende um mendigo (Nanego Lira) que se diz enviado por Deus. Prendendo-o em cima da árvore, seu cotidiano é modificado quando a própria Morte (Everaldo Pontes) vem buscá-la.
Na sessão, serão exibidas também outras obras do acervo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Comentários