icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

TCU arquiva processo e obras do Centro de Conveções já podem começar

TCU arquiva processo de superfaturamento no projeto de construção do Centro de Convenções. Obras devem receber recursos do PAC e começam após assinatura do convênio.

Publicado em 30/04/2009 às 10:33

Da Redação

Processo que acusa de superfaturamento a construção do Centro de Convenções de João Pessoa teve seu caso arquivado pelo Tribunal de Contas da União, na tarde desta quarta-feira (29). O projeto envolve recursos da ordem de R$ 104 milhões e deve ter suas obras iniciadas assim que o convênio com o Governo Federal for assinado, por intermédio do Ministério do Turismo.

Após uma reformulação no projeto do Centro de Convenções, o TCU aprovou por unanimidade a arquivação do processo que apontava irregularidades no orçamento da obra, liberando o Governo do Estado para firmar a parceria com o Ministério do Turismo e receber os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As irregularidades no orçamento previsto para a obra tinham sido apontadas pela Secretaria de Controle Externo do TCU na Paraíba ainda na fase de desenvolvimento do projeto. Em 2007, eles encaminharam para Brasília a conclusão de que havia sobrepreço na obra. Até novembro de 2008, o processo ficou aprado.

Assim que assumiu o governo, Maranhão tratou de dar prosseguimento na idéia da construção do Centro de Conveções. Ele esteve em Brasília conversando com o presidente do TCU, o ministro Ubiratan Aguiar, e com o relator do processo, ministro Weber Oliveira, e reivindicou a autorização para que o governo federal pudesse liberar as verbas para o ínicio da construção.

Segundo a procuradora Mirela Loureiro, que participou da sessão do TCU em Brasília, o ministro Weber de Oliveira acolheu as justificativas apresentadas e considerou que não há características de sobrepreço no projeto que recebeu as devidas correções pelo Governo José Maranhão, determinando o seu arquivamento.

"Salvamos o projeto do Centro de Convenções", disse o governador Maranhão. "A Paraíba terá uma obra de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo local, uma vez que a captação de eventos preencherá a lacuna existente na baixa estação", concluiu.

O governador não divulgou nenhuma informação sobre quando começam as obras nem quando os recursos serão liberados, mas ele acredita que isso aconteça ainda esse ano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp