ECONOMIA
Vendas de veículos na Paraíba crescem mais de 30% em março
Negócios voltam a ganhar fôlego nas concessionárias e atingem 6.590 unidades. Dados são da Fenabrave.
Publicado em 09/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 10:56
Após recuo em fevereiro, as vendas de veículos zero quilômetro voltaram a registrar alta em março nas concessionárias da Paraíba. Foram vendidos no mês passado 6.590 veículos, entre todas as categorias, 32,30% a mais do que os 4.981 vendidos em fevereiro. Na comparação com março do ano passado, quando foram vendidas 5.579 unidades, as vendas cresceram 18,12%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No país, as vendas também cresceram 28,14% de março sobre fevereiro, enquanto sobre março do ano passado, o índice teve uma alta discreta (1,81%)
Somando apenas carros de passeio e comerciais leves, a alta de março sobre fevereiro foi um pouco menor, ficando em 23,26%. No acumulado do primeiro trimestre, o número de unidades vendidas ficou estável em relação ao mesmo período do ano passado, com apenas -0,33% de diferença (66 unidades a menos). Já as vendas dos carros de passeio e comerciais leves tiveram um recuo maior no primeiro trimestre (-4,49%).
RECUPERAÇÃO
A recuperação do setor em março ocorreu nacionalmente. No país foram vendidos 28,14% veículos a mais do que em fevereiro. Em relação a março do ano passado, o crescimento foi menor, de 1,81%.
“Janeiro e fevereiro foram meses represados, em que as pessoas estavam com medo de comprar, querendo ver como iria ficar a economia”, afirmou o presidente regional da Fenabrave na Paraíba, Paulo Guedes. Para ele, a alta das vendas em março se deu porque as pessoas que queriam comprar, mas estavam com receio no início do ano, tomaram coragem para adquirir o veículo novo.
Paulo Guedes aconselhou os interessados em adquirir um carro novo a se apressarem para fazer um bom negócio, pois com a alta do dólar o preço dos veículos tende a aumentar.
“Não só os importados, mas os nacionais também, porque têm matéria-prima importada. Ainda temos que ver como vai ficar o impacto dessa alta”.
Para o gerente geral das concessionárias Brazmotors e Autovia, Marcelo Coutinho, o mês de março foi realmente bem melhor, porque o Carnaval atrapalhou as vendas em fevereiro, que ficou com poucos dias úteis. Além disso, o gerente afirmou que as vendas dependem muito da situação macroeconômica.
EXPECTATIVAS
Marcelo Coutinho acredita que não há horizonte para fazer previsões sobre as vendas, e que o momento é de viver um mês de cada vez.
“Todo mês tem que tentar ver como vai ficar. E isso é em todos os segmentos, não só automóveis. Exceto talvez pela alimentação, porque é um setor que não sofre tanto”, avaliou. Contudo, a expectativa do presidente da Fenabrave-PB é que haja uma redução nas vendas em relação ao ano passado.
Comentários