icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Vendas de veículos na Paraíba crescem mais de 30% em março

Negócios voltam a ganhar fôlego nas concessionárias e atingem 6.590 unidades. Dados são da Fenabrave.

Publicado em 09/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 10:56

Após recuo em fevereiro, as vendas de veículos zero quilômetro voltaram a registrar alta em março nas concessionárias da Paraíba. Foram vendidos no mês passado 6.590 veículos, entre todas as categorias, 32,30% a mais do que os 4.981 vendidos em fevereiro. Na comparação com março do ano passado, quando foram vendidas 5.579 unidades, as vendas cresceram 18,12%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No país, as vendas também cresceram 28,14% de março sobre fevereiro, enquanto sobre março do ano passado, o índice teve uma alta discreta (1,81%)
Somando apenas carros de passeio e comerciais leves, a alta de março sobre fevereiro foi um pouco menor, ficando em 23,26%. No acumulado do primeiro trimestre, o número de unidades vendidas ficou estável em relação ao mesmo período do ano passado, com apenas -0,33% de diferença (66 unidades a menos). Já as vendas dos carros de passeio e comerciais leves tiveram um recuo maior no primeiro trimestre (-4,49%).

RECUPERAÇÃO
A recuperação do setor em março ocorreu nacionalmente. No país foram vendidos 28,14% veículos a mais do que em fevereiro. Em relação a março do ano passado, o crescimento foi menor, de 1,81%.

“Janeiro e fevereiro foram meses represados, em que as pessoas estavam com medo de comprar, querendo ver como iria ficar a economia”, afirmou o presidente regional da Fenabrave na Paraíba, Paulo Guedes. Para ele, a alta das vendas em março se deu porque as pessoas que queriam comprar, mas estavam com receio no início do ano, tomaram coragem para adquirir o veículo novo.

Paulo Guedes aconselhou os interessados em adquirir um carro novo a se apressarem para fazer um bom negócio, pois com a alta do dólar o preço dos veículos tende a aumentar.

“Não só os importados, mas os nacionais também, porque têm matéria-prima importada. Ainda temos que ver como vai ficar o impacto dessa alta”.

Para o gerente geral das concessionárias Brazmotors e Autovia, Marcelo Coutinho, o mês de março foi realmente bem melhor, porque o Carnaval atrapalhou as vendas em fevereiro, que ficou com poucos dias úteis. Além disso, o gerente afirmou que as vendas dependem muito da situação macroeconômica.

EXPECTATIVAS
Marcelo Coutinho acredita que não há horizonte para fazer previsões sobre as vendas, e que o momento é de viver um mês de cada vez.

“Todo mês tem que tentar ver como vai ficar. E isso é em todos os segmentos, não só automóveis. Exceto talvez pela alimentação, porque é um setor que não sofre tanto”, avaliou. Contudo, a expectativa do presidente da Fenabrave-PB é que haja uma redução nas vendas em relação ao ano passado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp