VIDA URBANA
SES treina médicos sobre a influenza
Cerca de 50 profissionais da Medicina serão orientados acerca de qual procedimento seguir para casos de Influenza A ou B no Sertão.
Publicado em 04/10/2012 às 6:00
Apesar de não ter registrado nenhum caso de Influenza A ou B no Sertão da Paraíba este ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai realizar na próxima quarta-feira no auditório da 6ª Regional de Saúde, em Patos, a partir das 9h, um treinamento com médicos da região para preparar os profissionais para lidar com casos suspeitos da doença. A intenção é receber cerca de 50 profissionais da Medicina para sanar as dúvidas e orientá-los acerca de qual procedimento seguir para os casos identificados como suspeitos.
De acordo com o gerente da Regional de Patos, José Leudo Farias, esteve sob investigação apenas um caso na cidade de Piancó, mas que foi descartado após análise laboratorial por parte da Secretaria. “Como houve essa suspeita de contágio em Piancó, e identificamos que os profissionais encontraram certa dificuldade, nós decidimos realizar essa capacitação como forma preventiva para que se houver outra suspeita os médicos saibam exatamente o que fazer e a qual medicamento recorrer”, explicou o gerente.
Em 2012, foram confirmados dois casos da Influenza A na Paraíba segundo a SES. O primeiro na região do Brejo, em Guarabira, e o segundo no Agreste, em Campina Grande.
Contudo, Leudo acrescentou que esse panorama não chega a preocupar a SES, que está focada em realizar uma atividade que sirva para fortalecer a assistência, notificação e tratamento precoce de pacientes com Influenza, a partir da sintomatologia, resultados das amostras, evitando o agravamento da doença, ou até mesmo sua morte. “A Influenza A é mais grave que a B, e como não temos muitos casos da A, isso indica que o trabalho preventivo vem sendo bem feito. Mas, por medidas como essa, queremos prevenir os profissionais. Estamos estocando remédios e vamos orientar como devem ser tratadas as pessoas que convivem com pacientes".
Comentários