icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Nova vara inaugurada em JP

Novo Juizado Especial Federal, tem a missão de absorver 50% dos processos da 7ª Vara, garantido a celeridade no andamento das ações.

Publicado em 16/03/2012 às 6:30


A Justiça Federal inaugurou ontem mais um Juizado Especial na capital, visando dar celeridade ao andamento de mais de 13 mil processos que tramitam atualmente no órgão. A 13ª Vara Federal foi instalada na presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), e absorverá 50% dos processos em tramitação na 7ª Vara (1º Juizado Especial Federal), em funcionamento desde 2002.

O evento foi conduzido pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, e pela diretora do Foro da Seção Judiciária da Paraíba, juíza Helena Fialho Moreira. “Esta é a segunda Vara Especializada em Juizados Especiais em João Pessoa. Não haverá modificação do funcionamento, mas duplicação da capacidade de julgamento dos Juizados Especiais, principal foco da Justiça Federal”, destacou o desembargador Paulo Roberto.

O presidente do TRF lembrou que as 7ª e 13ª Varas têm como destinatário a população mais carente, uma vez que envolvem processos de origem previdenciária, aposentadorias e auxílio-doença (entre outras), apesar de não haver limitação de matérias.

“Elas são típicas do atendimento aos mais carentes e o pagamento é mais rápido, uma vez que as quantias são menores”, lembrou o desembargador. Para o vice-governador, Rômulo Gouveia, tem havido evolução do Poder Judiciário paraibano com a criação de novas varas. “Elas dão celeridade aos processos nas ações de pequenas causas. A Paraíba está bem servida no modo como a Justiça Federal vem conduzindo seus trabalhos no Estado”, avaliou.

A agilidade nos trabalhos foi ressaltada pela juíza Helena Fialho, que lembrou a necessidade de expandir a atuação do Judiciário, com a melhoria das instalações e equipamentos e novos servidores. “Temos a perspectiva de crescimento da Justiça, da instalação de mais varas, em pouco tempo. Entre os meses de abril e maio teremos uma nova Vara Federal em Patos, no Sertão”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp