Mini porco: o que preciso saber antes de ter um?

Mini porcos de estimação são cada vez mais procurados pelos brasileiros.

Mini porco de estimação é muito procurado.

Os mini porquinhos vem ganhando espaço nos lares brasileiros, porém, antes de adquirir um mini porco (ou mini pig), é necessário entender um pouco sobre suas necessidades.

Seleção artificial

Não existe uma raça de mini porcos.

Os porcos “em miniatura” surgiram a partir da seleção genética e cruzamento de indivíduos de raças pequenas, em busca de características desejáveis para que se tornassem pets.

Tamanho do mini porco

De acordo com a Associação Americana de Mini Porcos, responsável pelo registro de mini porcos com o intuito de criar uma raça padronizada, o mini porco chega a 60 cm de altura e 80kgs, quando adulto; enquanto o porco normal atinge 120 cm e 200kgs.

Alimentação do mini porco

Recomenda-se alimentá-los com frutas, legumes, folhas e ração peletizada própria para mini pigs, que ainda não está disponível no mercado pet nacional.

A alimentação dos mini porcos deve ser bem regrada pois eles tem tendência à obesidade.

O ideal é que seja orientada por um médico veterinário especializado.

Cuidados com a saúde do mini porco

Os mini porcos devem ser vacinados e vermifugados pois, como todos os animais, podem transmitir algumas zoonoses, assim como são suscetíveis a elas e a outras doenças também.

Segundo a associação norte-americana de mini porcos, as vacinas necessárias para estes animais são: Erisipela, Tétano, Leptospirose, Raiva e vacina tetravalente.

Esses animais precisam de um espaço amplo, com sombra e, caso sejam adquiridos para viver em apartamento, precisam de atividades ao ar livre e exercícios físicos.

Para porquinhos que vivem em piso liso, faz parte da rotina de cuidados o casqueamento, que é a manutenção das unhas do mini pig.

O uso de hidratante e de protetor solar também é recomendado.

Higiene dos porquinhos

Mini pigs são muito limpos.

Aprendem a fazer as necessidades em um local determinado e gostam de banho em dias quentes.

Esses porquinhos conquistam por sua fofura, principalmente quando filhotes, mas como todo animal, requer cuidados específicos, tempo, dedicação e muito amor.

São animais treináveis que, se não tiverem suas necessidades atendidas, viram grandes e barulhentos destruidores.

Antes de pensar em adquirir qualquer bichinho, estude bem pra saber se ele cabe na sua família, na sua rotina e no seu bolso.

Procure criadores confiáveis, filhotes de porcos comuns são bem pequenos e facilmente vendidos como mini.

Aprenda mais como criar animais domésticos no Jornal da Paraíba.