CADERNO ANIMAL
Mudança e pets: como amenizar o estresse de cães e gatos nesse período
Publicado em 22/09/2023 às 11:45
Mudar de ares pode ser muito bom, mas o processo da mudança em si é bastante estressante.
Arrumar caixas, embalar coisas, fecha caixa, abre caixa, joga fora, carrega caminhão, limpa, desarruma, organiza tudo de novo...cansa só de falar. E se tiver uma obra no meio do caminho então, haja paciência!
Mas não são só os humanos que sentem a mudança, os pets também podem ficar ansiosos e reagir de maneiras bem atípicas nesse processo.
Destruir objetos, urinar nas caixas, aumentar os latidos ou se esconder são alguns comportamentos que eles podem durante o período de mudança e adaptação na nova casa.
Separamos algumas dicas que podem ajudar a minimizar esses transtornos para você e seu peludo.
Mantenha a rotina do seu pet
Cães e gatos gostam da segurança da rotina. Dedique uma parte do seu dia a cumprir a rotina com seu pet, essa previsibilidade é importante para eles.
Segurança em primeiro lugar
Antes da mudança, verifique portões e muros, coloque telas nas janelas e varandas se necessário e procure saber se a vizinhança é receptiva com animais para que você não tenha uma dor de cabeça futura.
Conhecendo o novo lar
Se possível, leve-o para conhecer a casa nova; de preferência em um dia calmo. Leve um brinquedo, um petisco e deixe-o explorar o novo espaço, sem forçar.
Mantenha objetos conhecidos e evite lavagens desnecessárias
Quando vamos para uma nova casa temos a tendência de comprar coisas novas e levar tudo lavadinho.
Evite fazer isso com alguns pertences, especialmente os conhecidos pelos seus pets.
Novos odores podem ser estimulantes, porém, desafiadores para quem está em busca de segurança.
Leve aquela velha caminha com o cobertor que já tem o cheirinho do seu cachorro, mantenha a caixa de areia antiga do seu gato, coloque umas peças usadas de roupa sua em alguns cômodos da casa nova - isso o ajudará a encontrar um conforto em um cheiro bem conhecido.
O dia da mudança
No dia da mudança, se puder, mantenha seu pet em um cômodo seguro enquanto houver movimento de tirar caixas e móveis. O cômodo onde está seu pet deverá ser o último a ser mexido e, de preferência por você e pessoas próximas que irão tomar cuidado para evitar possíveis fugas.
Já na nova casa, inicialmente, mantenha-o em um cômodo até que termine o entra e sai. Lembre-se de deixá-lo com uma água fresca, algum brinquedo ou mordedor para distraí-lo.
Difusores com feromônio também podem ser muito úteis nesse processo.
Já prepare o cantinho da caminha, do tapete higiênico e/ou caixa de areia onde você deseja e deixe alguns brinquedos disponíveis.
Quando todas as pessoas envolvidas na mudança forem embora, libere seu pet, deixando-o a vontade para circular e explorar o ambiente.
Paciência na adaptação
Se nós precisamos de um tempo para nos adaptarmos em locais desconhecidos, imagina para eles? Novo local para explorar, para fazer as necessidades, para se aconchegar pro cochilo da tarde...dê um tempinho para seu pet se acostumar e esteja próximo dele para ajudá-lo.
Comentários